Universalismo e Tradições Celtas na Busca Humana por Significado
DOI:
https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i1.2024.451Palavras-chave:
Humano-Universo. Celtas. CulturaResumo
Este estudo explora a interação entre seres humanos e o Universo, enfocando o impacto das convicções espirituais e crenças na compreensão humana do mundo e do significado da existência. A pesquisa destaca a influência das tradições e crenças celtas, analisando seu papel na formação do entendimento humano. O estudo investiga a interação de diferentes visões de mundo e como elas evoluem, levando a um distanciamento das raízes culturais nacionais e a uma identificação com elementos de outras culturas. Os objetivos específicos incluem analisar a influência das tradições celtas na compreensão contemporânea do significado da vida e do universo, examinar a relevância dessas crenças no contexto global e investigar o papel do Druidismo e de divindades Celtas na cultura espiritual global. A pesquisa, justificada pela necessidade de entender o impacto das crenças espirituais na visão de mundo humana, é conduzida por uma revisão bibliográfica, abrangendo autores que discutem as tradições celtas.
Downloads
Referências
BALDI, César Augusto (org.). Direitos Humanos na Sociedade Cosmopolita. Rio de Janeiro: Renovar, 652p. 2004.
BARROS, M. N. A. Uma luz sobre Avallon. São Paulo: Mercuryo, 204p. 1994.
BELLIMGHAM, D. Mitología celta. Madrid: Edimat Libros, 2002.
BLANC, C. A Magia da Mitologia Celta: Os Tuatha De Danann, Magos, Fadas, Gnomos e Duendes. Revista Guia da Mitologia Celta. São Paulo: Ed. On Line, v.1, 2014.
BLANC, C. O Povo Celta, Sociedade, Religião, Deuses, Deusas e Heróis. Revista Guia da Mitologia Celta. São Paulo: Ed. On Line, v. 2, 2016.
DONNARD, Ana. As Origens do Neo-Druidismo: entre tradição céltica e pós-modernidade. Estudos da Religião, n.2, p.88-108, 2006.
FARO, Mayra. As deusas celtas e a jornada simbólica da alma feminina. Self-Revista do Instituto Junguiano de São Paulo, v. 5, p. 1-20, 2020.
FUNARI, Pedro Paulo. As religiões que o mundo esqueceu: como egípcios, gregos, celtas, astecas, e outros povos cultuavam seus deuses. Editora Contexto, 2010.
LANGER, Johnni. Dicionário de mitologia nórdica: símbolos, mitos e ritos. Hedra, 2015.
LANGER, Johnni; CAMPOS, Luciana de (Org.). A religiosidade dos celtas e germanos: anais do IV Simpósio Nacional e III Internacional de Estudos Celtas e Germânicos. São Luís: UFMA/Gráfica Santa Clara, 2010.
LÉOURIER C. Contos e Lendas da Mitologia Celta. Tradução de Monica Stahel. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
MACKENZIE, D. A. Wonder tales from Scottish myth and legend. Scotland: [s.n.], 1917.
MENDONÇA, Bárbara Matte de Fernandes. Produção de podcasts - Ciência da Religião e Druidismo: O Que É Isso? Um breve contexto do druidismo no Brasil a partir do XI Encontro Brasileiro de Druidismo e Reconstrucionismo Celta. 2021. Monografia de Especialização - Faculdade de Ciências Sociais, Especialização em Ciência da Religião: uma Capacitação para os Estudos da Religião, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021.
MUZAFFAR, Chandra. Islã e Direitos Humanos. In: BALDI, César Augusto (org.). Direitos Humanos na Sociedade Cosmopolita. Rio de Janeiro: Renovar, 2004, p. 315.
PEIXOTO, Érica de Souza Pessanha. Universalismo e Relativismo Cultural. Revista da Faculdade de Direito de Campos, Campos dos Goytacazes, ano VIII, n° 10, jun. 2007.
RIBAS, Karoline Aparecida de Oliveira. A deusa e a mulher contemporânea: uma leitura dos arquétipos femininos em mitos celtas. 2017. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2017.
ROBBINS, T. Wild Irish roses: tales of Brigits, Kathleens, and warrior queens. Newburyport: Conari Press, 2004.
SAINERO, Ramon. Diccionario Akal de Mitología Celta. Madrid: Akal, 2009.
SARMENTO, F.M. Etnologia –Os celtas na Lusitânia. Revista Scientíica, Ano I, Porto, 1982.
SQUIRE, C. Mitos e lendas celtas. São Paulo: Nova Era, 2003.
VIEIRA, Liszl. Cidadania e globalização. Rio de Janeiro: Record, 2000.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Bárbara Aline Ferreira Assunção (Autor/in)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Isso significa que você tem a liberdade de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, inclusive comercial.
O uso deste material está condicionado à atribuição apropriada ao(s) autor(es) original(is), fornecendo um link para a licença, e indicando se foram feitas alterações. A licença não exige permissão do autor ou da editora, desde que seguidas estas condições.
A logomarca da licença Creative Commons é exibida de maneira permanente no rodapé da revista.
Os direitos autorais do manuscrito podem ser retidos pelos autores sem restrições e solicitados a qualquer momento, mesmo após a publicação na revista.