Universalismo e Tradições Celtas na Busca Humana por Significado

Autores

  • Bárbara Aline Ferreira Assunção Autor/in

DOI:

https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i1.2024.451

Palavras-chave:

Humano-Universo. Celtas. Cultura

Resumo

Este estudo explora a interação entre seres humanos e o Universo, enfocando o impacto das convicções espirituais e crenças na compreensão humana do mundo e do significado da existência. A pesquisa destaca a influência das tradições e crenças celtas, analisando seu papel na formação do entendimento humano. O estudo investiga a interação de diferentes visões de mundo e como elas evoluem, levando a um distanciamento das raízes culturais nacionais e a uma identificação com elementos de outras culturas. Os objetivos específicos incluem analisar a influência das tradições celtas na compreensão contemporânea do significado da vida e do universo, examinar a relevância dessas crenças no contexto global e investigar o papel do Druidismo e de divindades Celtas na cultura espiritual global. A pesquisa, justificada pela necessidade de entender o impacto das crenças espirituais na visão de mundo humana, é conduzida por uma revisão bibliográfica, abrangendo autores que discutem as tradições celtas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

BALDI, César Augusto (org.). Direitos Humanos na Sociedade Cosmopolita. Rio de Janeiro: Renovar, 652p. 2004.

BARROS, M. N. A. Uma luz sobre Avallon. São Paulo: Mercuryo, 204p. 1994.

BELLIMGHAM, D. Mitología celta. Madrid: Edimat Libros, 2002.

BLANC, C. A Magia da Mitologia Celta: Os Tuatha De Danann, Magos, Fadas, Gnomos e Duendes. Revista Guia da Mitologia Celta. São Paulo: Ed. On Line, v.1, 2014.

BLANC, C. O Povo Celta, Sociedade, Religião, Deuses, Deusas e Heróis. Revista Guia da Mitologia Celta. São Paulo: Ed. On Line, v. 2, 2016.

DONNARD, Ana. As Origens do Neo-Druidismo: entre tradição céltica e pós-modernidade. Estudos da Religião, n.2, p.88-108, 2006.

FARO, Mayra. As deusas celtas e a jornada simbólica da alma feminina. Self-Revista do Instituto Junguiano de São Paulo, v. 5, p. 1-20, 2020.

FUNARI, Pedro Paulo. As religiões que o mundo esqueceu: como egípcios, gregos, celtas, astecas, e outros povos cultuavam seus deuses. Editora Contexto, 2010.

LANGER, Johnni. Dicionário de mitologia nórdica: símbolos, mitos e ritos. Hedra, 2015.

LANGER, Johnni; CAMPOS, Luciana de (Org.). A religiosidade dos celtas e germanos: anais do IV Simpósio Nacional e III Internacional de Estudos Celtas e Germânicos. São Luís: UFMA/Gráfica Santa Clara, 2010.

LÉOURIER C. Contos e Lendas da Mitologia Celta. Tradução de Monica Stahel. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

MACKENZIE, D. A. Wonder tales from Scottish myth and legend. Scotland: [s.n.], 1917.

MENDONÇA, Bárbara Matte de Fernandes. Produção de podcasts - Ciência da Religião e Druidismo: O Que É Isso? Um breve contexto do druidismo no Brasil a partir do XI Encontro Brasileiro de Druidismo e Reconstrucionismo Celta. 2021. Monografia de Especialização - Faculdade de Ciências Sociais, Especialização em Ciência da Religião: uma Capacitação para os Estudos da Religião, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021.

MUZAFFAR, Chandra. Islã e Direitos Humanos. In: BALDI, César Augusto (org.). Direitos Humanos na Sociedade Cosmopolita. Rio de Janeiro: Renovar, 2004, p. 315.

PEIXOTO, Érica de Souza Pessanha. Universalismo e Relativismo Cultural. Revista da Faculdade de Direito de Campos, Campos dos Goytacazes, ano VIII, n° 10, jun. 2007.

RIBAS, Karoline Aparecida de Oliveira. A deusa e a mulher contemporânea: uma leitura dos arquétipos femininos em mitos celtas. 2017. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2017.

ROBBINS, T. Wild Irish roses: tales of Brigits, Kathleens, and warrior queens. Newburyport: Conari Press, 2004.

SAINERO, Ramon. Diccionario Akal de Mitología Celta. Madrid: Akal, 2009.

SARMENTO, F.M. Etnologia –Os celtas na Lusitânia. Revista Scientíica, Ano I, Porto, 1982.

SQUIRE, C. Mitos e lendas celtas. São Paulo: Nova Era, 2003.

VIEIRA, Liszl. Cidadania e globalização. Rio de Janeiro: Record, 2000.

Publicado

20.02.2024

Edição

Seção

Artigos Científicos de Pesquisa

Como Citar

ASSUNÇÃO, Bárbara Aline Ferreira. Universalismo e Tradições Celtas na Busca Humana por Significado. RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar O Saber, Brasil, v. 1, n. 1, 2024. DOI: 10.51473/rcmos.v1i1.2024.451. Disponível em: https://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/451.. Acesso em: 21 maio. 2024.

Artigos Semelhantes

1-10 de 53

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.