ESTRATEGIAS DE ENSINO PARA ALFABETIZAR ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL
DOI:
https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i1.2024.485Palavras-chave:
Educação Inclusiva. Deficiência Visual. Tecnologias Assistivas. Estratégias de Ensino. Alfabetização.Resumo
Este estudo abordou o desafio de identificar estratégias de ensino eficazes para alfabetizar estudantes com deficiência visual. O objetivo geral foi analisar e discutir diversas abordagens pedagógicas e o uso de tecnologias assistivas para facilitar o processo de aprendizagem desses alunos. A metodologia adotada consistiu em uma revisão de literatura, focando em trabalhos que exploram práticas educacionais inclusivas e o emprego de recursos adaptativos e tecnológicos no ensino para pessoas com deficiência visual. Os resultados indicaram que estratégias adaptativas, que incluem o uso de materiais táteis, como livros em Braille e modelos tridimensionais, além da integração de tecnologias assistivas, como softwares educacionais e dispositivos de leitura de tela, são fundamentais para promover a inclusão e a acessibilidade. A análise destacou a importância da formação de educadores para a implementação eficaz dessas estratégias, bem como a necessidade de desenvolvimento contínuo de tecnologias assistivas acessíveis.As considerações finais reforçam a necessidade de práticas educacionais que sejam verdadeiramente inclusivas, permitindo que estudantes com deficiência visual participem plenamente do processo educativo. Ressaltou-se a importância de políticas públicas e iniciativas que fomentem a pesquisa e a inovação em tecnologias assistivas, bem como a formação de educadores qualificados para atender às necessidades específicas desses alunos.
Downloads
Referências
CAMARGO, E. P. O ensino de Física no contexto da deficiência visual: elaboração e condução de atividades de ensino de Física para alunos cegos e com baixa visão. 315p. 2005. Tese (Doutorado) – Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/artigos_teses/fisica/teses/camargo.pdf.
COSTA, A. B.; GIL, M. S. C. A.; ELIAS, N. C. Ensino de matemática para pessoas com deficiência visual: uma análise de literatura. Revista Educação Especial, v. 33, p. 1-22, 2020. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/3131/313162288025/313162288025.pdf.
GONÇALVES, J. C. S.; FERREIRA, H. M. Deficiência visual: desafios de uma alfabetização em Braille. Perquirere, v. 1, n. 7, p. 1-15, 2010. Disponível em: https://revistas.unipam.edu.br/index.php/perquirere/article/view/3642.
MAMCASZ-VIGINHESKI, L. V.; RUTZ DA SILVA, S. C.; SHIMAZAKI, E. M.; MACIEL PINHEIRO, N. A. Jogos na alfabetização matemática para estudantes com deficiência visual numa perspectiva inclusiva. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 14, n. 2, p. 404-419, 2019. DOI: 10.21723/riaee.v14i2.8893. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8893.
MIRANDA, F. A. M. et al. ALFAMATECA: SOFTWARE DE MATEMÁTICA PARA DEFICIENTES VISUAIS EM FASE DE ALFABETIZAÇÃO. In: VI CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2019. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2019/TRABALHO_EV127_MD1_SA19_ID10573_16092019001236.pdf.
ROCHA, R. S.; PORTES, R. M. L. Alfabetização de estudantes com deficiência visual na era digital. Revista Inova Ciência & Tecnologia / Innovative Science & Technology Journal, v. 7, p. 24-38, 2021. DOI: 10.46921/rict2021-0868.
SANTOS, V. E. UnBraille: dispositivo computacional de baixo custo para apoio na alfabetização em Braille de pessoas com deficiência visual. 40p, 2017. Monografia (Licenciatura em Computação) – Universidade de Brasília, Brasília. Disponível em: https://bdm.unb.br/handle/10483/18131.
SOUZA, K.; CORRÊA, A. G. D. AugaBeti: um Software Educacional para Apoio ao Processo de Alfabetização de Crianças com Deficiência Visual. [s.d.]. DOI: 10.14210/cotb.v0n0.p.51-60. Disponível em: https://periodicos.univali.br/index.php/acotb/article/view/6550.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Silvana Maria Aparecida Viana Santos, Cristiane Monteiro da Silva, Luiz Eduardo de Oliveira Neves, Rudimaria dos Santos, Valdirene Andrade Honório (Autor/in)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Isso significa que você tem a liberdade de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, inclusive comercial.
O uso deste material está condicionado à atribuição apropriada ao(s) autor(es) original(is), fornecendo um link para a licença, e indicando se foram feitas alterações. A licença não exige permissão do autor ou da editora, desde que seguidas estas condições.
A logomarca da licença Creative Commons é exibida de maneira permanente no rodapé da revista.
Os direitos autorais do manuscrito podem ser retidos pelos autores sem restrições e solicitados a qualquer momento, mesmo após a publicação na revista.