REALIDADE VIRTUAL NA EDUCAÇÃOFundamentos, Dispositivos, Aplicações e Inovação no Ensino

Autores

  • Rafael Carvalho Ramos Autor/in
  • Wlamir Lobato Borges Júnior Autor/in

DOI:

https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i1.2024.540

Palavras-chave:

Realidade Virtual. Inovação na Educação. Inovação no Ensino. Experiência de Usuário.

Resumo

A Realidade Virtual (VR) tem se destacado como uma ferramenta inovadora na educação,
transformando a forma como os alunos aprendem e os professores ensinam. A integração
de dispositivos de VR, como óculos e simuladores, permite a criação de ambientes
imersivos, nos quais os estudantes podem explorar conceitos complexos de maneira prática
e envolvente. Além disso, a RV oferece oportunidades para novos paradigmas de ensino,
como visitas virtuais a museus, simulações de experimentos científicos e viagens a lugares
históricos. Essa abordagem estimula a curiosidade, a criatividade e o engajamento dos
alunos, tornando o processo de aprendizagem mais dinâmico e significativo. Dados recentes
indicam que escolas e instituições de ensino estão adotando cada vez mais a VR como
parte de suas estratégias pedagógicas, reconhecendo seu potencial para inovação
educacional. Este trabalho se propõe a demonstrar como a Realidade Virtual na Educação
está fundamentado em uma área promissora, capaz de revolucionar a forma como
educadores e alunos interagem com o conhecimento

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Biografia do Autor

  • Rafael Carvalho Ramos

     Universidade Federal do Rio de Janeiro. <>. https://orcid.org/0009-0002-7498-9651

  • Wlamir Lobato Borges Júnior

    2 Universidade Federal do Rio de Janeiro. <>. https://orcid.org/0009-0005-2171-5835.

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Arquivos adicionais

Publicado

24.06.2024

Edição

Seção

Artigos Científicos de Pesquisa

Como Citar

RAMOS, Rafael Carvalho; JÚNIOR, Wlamir Lobato Borges. REALIDADE VIRTUAL NA EDUCAÇÃOFundamentos, Dispositivos, Aplicações e Inovação no Ensino. RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar O Saber, Brasil, v. 1, n. 1, 2024. DOI: 10.51473/rcmos.v1i1.2024.540. Disponível em: https://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/540.. Acesso em: 16 set. 2024.

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