Engenharia de Materiais no âmbito da Indústria 4.0
DOI:
https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i1.2020.112Palavras-chave:
Engenharia, Materiais, Indústria 4.0Resumo
A indústria 4.0 tem se mostrado substancialmente presente nas indústrias de manufatura, e seus processos podem ser associados às chamadas fábricas inteligentes, nas quais a tecnologia é utilizada para otimizar as atividades, buscando, portanto, garantir resultados precisos em comparação com empresas que não estão incluídas no modelo da indústria 4.0. O presente artigo tem como objetivo realizar uma revisão integrativa da literatura com vistas a delinear as mudanças possivelmente exigidas pela indústria 4.0 na área de engenharia de materiais para adequá-la a este cenário de uma nova revolução industrial (quarta). A operacionalização da pesquisa correspondente ao que se propõe contempla a realização de consulta nas bases de dados Capes, Google Acadêmico e Scielo por meio da informação das seguintes palavras-chave: Indústria 4.0, Quarta Revolução Industrial, Engenharia de Materiais.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Isso significa que você tem a liberdade de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, inclusive comercial.
O uso deste material está condicionado à atribuição apropriada ao(s) autor(es) original(is), fornecendo um link para a licença, e indicando se foram feitas alterações. A licença não exige permissão do autor ou da editora, desde que seguidas estas condições.
A logomarca da licença Creative Commons é exibida de maneira permanente no rodapé da revista.
Os direitos autorais do manuscrito podem ser retidos pelos autores sem restrições e solicitados a qualquer momento, mesmo após a publicação na revista.