EFEITOS ADVERSOS NO USO PROLONGADO DO ALPRAZOLAM DEVIDO A FALTA DE ORIENTAÇÃO ADEQUADA
DOI:
https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i10.2021.165Palavras-chave:
Alprazolam, ansiolítico, uso prolongadoResumo
O Alprazolam é um fármaco da classe dos benzodiazepínicos reconhecido pela ANVISA, e é eficaz no tratamento dos transtornos de ansiedade e pânico. Entretanto o uso não racional, causado pela falta de orientação profissional adequada, pode resultar o problema da dependência pelo medicamento. Neste estudo, através da análise qualitativa, e de caráter descritivo, da bibliografia de diversos autores sobre os efeitos nocivos do uso não racional do Alprazolam, buscou-se apresentar ao leitor informações essenciais relacionadas a este medicamento. Para isso, caracterizou-se o Alprazolam, enfatizando como ocorre sua farmacocinética e farmacodinâmica. Discorreu-se sobre a posologia do fármaco e identificou-se como o uso prolongado pode ser problemático. E, por fim, discutiu-se a importância do profissional farmacêutico para ajudar na promoção do uso racional do medicamento.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Isso significa que você tem a liberdade de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, inclusive comercial.
O uso deste material está condicionado à atribuição apropriada ao(s) autor(es) original(is), fornecendo um link para a licença, e indicando se foram feitas alterações. A licença não exige permissão do autor ou da editora, desde que seguidas estas condições.
A logomarca da licença Creative Commons é exibida de maneira permanente no rodapé da revista.
Os direitos autorais do manuscrito podem ser retidos pelos autores sem restrições e solicitados a qualquer momento, mesmo após a publicação na revista.