A fitoterapia no controle da ansiedade
DOI:
https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i1.2023.210Palavras-chave:
Ansiedade, Baixo custo, Eficácia, FitoterapiaResumo
A ansiedade é um estado psíquico de apreensão ou medo provocado pela antecipação de uma situação desagradável ou perigosa. Suas características são físicas e mentais, quando se é em grande intensidade e intercorrência, também é chamada de síndrome do pânico. Assim o uso de fitoterápicos pode ser bastante eficaz na ansiedade, não provocando sintomas adversos do esperado, como efeitos causados pelos tratamentos farmacológicos convencionais. Diante do exposto, o objetivo deste estudo será a utilização de fitoterápicos na ansiedade, utilizando-se fármacos com atividades ansiolíticas no tratamento da ansiedade, que vem tendo um crescimento como tratamento da ansiedade nos últimos 5 anos. Esse crescimento se dá devido baixo custo, sendo uma opção terapêutica eficaz e culturalmente apropriada, visando a obtenção de segurança na sua utilização pelos usuários da fitoterapia. Foram criadas legislações na ANVISA, PNPIC, SUS E PNPMF que regem sobre a matéria, buscando a regulamentação da fitoterapia, ampliando o acesso a plantas medicinais e fitoterápicas, garantindo segurança e eficácia aos usuários do SUS.
Downloads
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Jackson Machado Silva (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Isso significa que você tem a liberdade de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, inclusive comercial.
O uso deste material está condicionado à atribuição apropriada ao(s) autor(es) original(is), fornecendo um link para a licença, e indicando se foram feitas alterações. A licença não exige permissão do autor ou da editora, desde que seguidas estas condições.
A logomarca da licença Creative Commons é exibida de maneira permanente no rodapé da revista.
Os direitos autorais do manuscrito podem ser retidos pelos autores sem restrições e solicitados a qualquer momento, mesmo após a publicação na revista.