Os princípios da reanimação direcionados às queimaduras e traumas elétricos
DOI:
https://doi.org/10.51473/ed.al.v3i1.575Palavras-chave:
Queimaduras, Ventilação, HipovolemiaResumo
As queimaduras representam os principais determinantes de óbito no Brasil. Tratam-se de lesões dos tecidos orgânicos oriundos de agentes (químicos, elétricos e químicos) potenciais em desenvolver calor excessivo deteriorando os tecidos corporais e gerando morte celular. As queimaduras podem ser enquadradas conforme o agente causador e á profundidade das lesões, têm se as queimaduras do tipo (químicas, térmicas, elétricas, ionizantes, biológicas, por atrito ou fricção). O nível alcançado de uma queimadura, ou seja a profundidade é determinada pelo exame clínico, fundamentado na observação dos aspectos patológicos das lesões e a palpação. A avaliação das injúrias resultantes das queimaduras é crucial para o manejo clínico a ser estabelecido, priorizando-se a sobrevivência da vítima e o bom prognóstico ao se evitar agravos nas lesões já existentes.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Isso significa que você tem a liberdade de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, inclusive comercial.
O uso deste material está condicionado à atribuição apropriada ao(s) autor(es) original(is), fornecendo um link para a licença, e indicando se foram feitas alterações. A licença não exige permissão do autor ou da editora, desde que seguidas estas condições.
A logomarca da licença Creative Commons é exibida de maneira permanente no rodapé da revista.
Os direitos autorais do manuscrito podem ser retidos pelos autores sem restrições e solicitados a qualquer momento, mesmo após a publicação na revista.