UMA REFLEXÃO SOBRE A LITERATURA AFROBRASILEIRA E SUA IMPORTÂNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
DOI:
https://doi.org/10.51473/ed.al.v3i1.587Resumo
O presente trabalho aborda o estudo da história da cultura afrobrasileira, como também, os principais desafi os enfrentados pela luta e superação do racismo e da desigualdade social no ambiente escolar. Durante várias décadas tem sido discutido sobre tratar desse tema, e buscamos respostas sobre qual é a melhor estratégia para uma ação docente adequada que possibilite mudanças que possam impulsionar a luta pela desigualdade social por meio da educação. A pesquisa busca conhecer as leis, e metodologias didáticas para chamar atenção dos alunos de forma consciente e levá-los ao aprendizado, referenciando as diversas matrizes africanas que temos como infl uencia, e ferramentas que seriam cruciais para que esse tema seja evidenciado com total importância no contexto escolar. A metodologia dessa pesquisa foi fundamentada em uma revisão bibliográfi ca construída a partir de uma revisão teórica feita em artigos encontrados em vários periódicos eletrônicos, e também em monografi as e dissertações. Após a pesquisa foi o momento da analise descritiva feita mediante a leitura da temática.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Isso significa que você tem a liberdade de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, inclusive comercial.
O uso deste material está condicionado à atribuição apropriada ao(s) autor(es) original(is), fornecendo um link para a licença, e indicando se foram feitas alterações. A licença não exige permissão do autor ou da editora, desde que seguidas estas condições.
A logomarca da licença Creative Commons é exibida de maneira permanente no rodapé da revista.
Os direitos autorais do manuscrito podem ser retidos pelos autores sem restrições e solicitados a qualquer momento, mesmo após a publicação na revista.