Processo de melhoria evidenciado na manutenção preventiva em equipamentos hospitalares
DOI:
https://doi.org/10.51473/rcmos.v2i1.272Palavras-chave:
Gestão de equipamentos, Melhoria contínua, GestãoResumo
Atualmente onde a situação política e econômica do país impacta diretamente na área da saúde, é requerido dos hospitais que eles melhorem seu desempenho de maneira estruturada e sustentável. Assim do ponto de vista de engenharia e de administração de tecnologia em saúde, este trabalho apresenta como a periodicidade com que as rotinas de manutenção preventiva podem ser redefi nidas, com ganhos para a organização hospitalar e sem prejuízos para o paciente, a partir de critérios objetivos. Este trabalho mostra como a manutenção preventiva quanto aos diferentes períodos como: diários, semanais, mensais e anuais foram efi cazes para a melhoria do tempo de vida das autoclaves de três diferentes unidades hospitalares da cidade de São José dos Campos-SP. Foram analisados 15 aparelhos de autoclaves divididos em dois quesitos quanto ao volume. Os aparelhos com volumes de 12 e 42 litros foram identifi cados como marca 1 e os aparelhos com volumes de 19 litros foram identifi cados como marca 2. Após a implantação da manutenção preventiva dessas autoclaves os resultados quanto ao número de atendimentos de pacientes, aumentaram 5% e 2% para as marcas 1 e 2 respectivamente, além da diminuição do tempo ativo desses aparelhos, diminuindo de 87% para marca 1 e 75% para a marca 2 por ano. O qual foram concluídos que a manutenção preventiva responde melhor quanto ao custo-benefício das autoclaves estudadas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Isso significa que você tem a liberdade de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, inclusive comercial.
O uso deste material está condicionado à atribuição apropriada ao(s) autor(es) original(is), fornecendo um link para a licença, e indicando se foram feitas alterações. A licença não exige permissão do autor ou da editora, desde que seguidas estas condições.
A logomarca da licença Creative Commons é exibida de maneira permanente no rodapé da revista.
Os direitos autorais do manuscrito podem ser retidos pelos autores sem restrições e solicitados a qualquer momento, mesmo após a publicação na revista.