Ontologia de Assentamentos Funcionais
Uma Proposta
DOI:
https://doi.org/10.51473/rcmos.v2i2.362Palavras-chave:
Ontologia, Assentamentos Funcionais, Mineração de textos, OntokemResumo
Neste trabalho propomos o desenvolvimento de uma ontologia para assentamentos funcionais, que são registros de atos administrativos envolvendo a vida funcional do servidor público. A proposta visa facilitar a mineração dos textos correspondentes aos atos administrativos referentes aos recursos humanos do Brasília Ambiental (IBRAM/DF), num estudo de caso envolvendo as respectivas publicações no Diário Ofi cial do Distrito Federal e Boletins de Pessoal internos. Utilizamos a ferramenta Ontokem para documentação, criação das classes e instâncias, complementando a ontologia com Protégé, responsável pelo refi namento da ontologia. Como resultado, constatamos a viabilidade de criação de um Sistema de Recuperação de Informações baseado nessa ontologia, que possivelmente dará mais confi abilidade à formação de um repositório único, contribuindo para efi cácia e agilização de processos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Isso significa que você tem a liberdade de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, inclusive comercial.
O uso deste material está condicionado à atribuição apropriada ao(s) autor(es) original(is), fornecendo um link para a licença, e indicando se foram feitas alterações. A licença não exige permissão do autor ou da editora, desde que seguidas estas condições.
A logomarca da licença Creative Commons é exibida de maneira permanente no rodapé da revista.
Os direitos autorais do manuscrito podem ser retidos pelos autores sem restrições e solicitados a qualquer momento, mesmo após a publicação na revista.