Impactos dos exercícios físicos durante o período gestacional
DOI:
https://doi.org/10.51473/rcmos.v2i2.363Palavras-chave:
Exercício físico, Período gestacional, Gestantes, SaúdeResumo
O Exercício Físico (EF) é caracterizado como toda atividade física organizada, planejada e repetitiva, cujo objetivo é melhorar a saúde e a capacidade do ser humano em realizar atividades cotidianas. Atualmente muitos médicos indicam o EF por poder contribuir positivamente para as gestantes, havendo um número reduzido de casos em que os profi ssionais impedem gestantes saudáveis, já praticantes, de seguir com os exercícios. Muitas gestantes são contraindicadas à prática quando apresentam alguma patologia associada podendo oferecer riscos à gestação. Assim, este artigo apresentou como objetivo descrever os impactos da prática do EF submáximo para as mulheres em período gestacional. Foi realizada uma pesquisa de artigos publicados entre os anos de 2003 e 2022 acerca da temática mencionada pontuando os principais aspectos fi siológicos alterados pela inclusão de uma rotina mais ativa fi sicamente durante o período gestacional. Com essa revisão foi observado os benefícios advindos de exercícios submáximos controlados para a rotina gestacional e o período pós-parto com efi cácias cientifi camente comprovadas. As evidências corroboram positivamente com os impactos de se praticar exercício físico durante o período gestacional com a supervisão de um profi ssional capacitado e orientação médica.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Isso significa que você tem a liberdade de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, inclusive comercial.
O uso deste material está condicionado à atribuição apropriada ao(s) autor(es) original(is), fornecendo um link para a licença, e indicando se foram feitas alterações. A licença não exige permissão do autor ou da editora, desde que seguidas estas condições.
A logomarca da licença Creative Commons é exibida de maneira permanente no rodapé da revista.
Os direitos autorais do manuscrito podem ser retidos pelos autores sem restrições e solicitados a qualquer momento, mesmo após a publicação na revista.