ANÁLISE DE CONTEÚDO SOBRE O PROCESSO DE EUTROFIZAÇÃO DE CORPOS D’ÁGUA PARA O ENTENDIMENTO ACERCA DE DOENÇAS DE VEICULAÇÃO HÍDRICA
DOI:
https://doi.org/10.51473/rcmos.v2i1.273Palavras-chave:
Eutrofização, Qualidade da Água, Doenças de Veiculação Hídrica, Análise de ConteúdoResumo
A eutrofi zação é um processo decorrente da bioacumulação de matéria orgânica que propicia o aumento de macrófi tas de maneira descontrolada, causando alteração na cor e o envelhecimento do corpo hídrico. Analisar o processo de eutrofi zação em corpos d’água para o entendimento acerca de doenças de veiculação hídrica por meio de uma análise de conteúdo qualitativo. Trata-se de uma análise de conteúdo qualitativo do tipo documental proposta por Bardin (2011), que tem por fundamento a organização de dados por categorias. O estudo foi fundamentado na pesquisa de Silva e Fonseca (2016), organizado em três categorias que envolvem: ocupação urbana, o problema de eutrofi zação, aspectos da qualidade da água e a necessidade do tratamento de esgoto de qualidade e quantidade, num período de cinco anos. Observou-se que a urbanização, a falta de saneamento ambiental, altas concentrações de fósforo e nitrogênio favorecem a eutrofi zação das águas. Quando classifi cadas como hipereutrófi cas deve-se ter atenção para possibilidade de desaparecimento gradual do recurso hídrico. Estes problemas ocasionam a morte de peixes e crustáceos, problemas socioeconômicos no mercado do peixe e turismo. Análises microbiológicas e físico-químicas são indispensáveis para o controle. Conclui-se que há vários parâmetros que estão associados à qualidade da água podendo tornar-se reservatório para de doenças de veiculação hídrica à saúde pública. Ademais, produzir água potável não é algo fácil e demanda investimentos altos, todavia é imprescindível um bom e constante tratamento de água e esgoto.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Isso significa que você tem a liberdade de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, inclusive comercial.
O uso deste material está condicionado à atribuição apropriada ao(s) autor(es) original(is), fornecendo um link para a licença, e indicando se foram feitas alterações. A licença não exige permissão do autor ou da editora, desde que seguidas estas condições.
A logomarca da licença Creative Commons é exibida de maneira permanente no rodapé da revista.
Os direitos autorais do manuscrito podem ser retidos pelos autores sem restrições e solicitados a qualquer momento, mesmo após a publicação na revista.