O CASO DONALD TRUMP E AS BIG TECHS: A EXCLUSÃO PERMANENTE DE CONTAS EM REDES SOCIAIS ANALISADA SOB A ÓTICA CONSTITUCIONAL BRASILEIRA.
DOI:
https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i1.2024.458Resumo
O desenvolvimento tecnológico, mais especificamente, para o propósito do presente trabalho, aqueles ligados a tecnologia da informação, impactaram sobremaneira o campo social, político e econômico nas últimas décadas. No campo político e econômico, os avanços na área da tecnologia da informação levaram ao surgimento das chamadas Big Techs (Gigantes da Tecnologia) que, além de estarem no topo do ranking das empresas mais valiosas do mundo, passaram a ocupar posições extremamente importantes na arena política em razão do alto grau de controle sobre o fluxo de informações disponível e a grande escala em que fornece o acesso à informação. No campo social, as contas criadas nas redes sociais passaram a ser instrumento para o legítimo exercício de diversos direitos fundamentais, dentro os quais destacam-se os direitos à liberdade de expressão e a livre iniciativa.
Downloads
Referências
DA SILVA, Virgílio Afonso. Direitos fundamentais e relações entre particulares. Revista Direito GV 1. v. 1 n. 1 p. 173-180, mai. 2005.
SARMENTO, Daniel. Direitos Fundamentais e Relações Privadas. 1ª ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2004.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2024 Vitor Marques Costa da Silva (Autor/in)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Isso significa que você tem a liberdade de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, inclusive comercial.
O uso deste material está condicionado à atribuição apropriada ao(s) autor(es) original(is), fornecendo um link para a licença, e indicando se foram feitas alterações. A licença não exige permissão do autor ou da editora, desde que seguidas estas condições.
A logomarca da licença Creative Commons é exibida de maneira permanente no rodapé da revista.
Os direitos autorais do manuscrito podem ser retidos pelos autores sem restrições e solicitados a qualquer momento, mesmo após a publicação na revista.