ESTRATÉGIAS FINANCEIRAS INTEGRADAS: MÉTODOS DE GESTÃO, ANÁLISE DE INVESTIMENTOS, AVALIAÇÃO DE RISCOS E TOMADA DE DECISÃO PARA A OTIMIZAÇÃO DE RECURSOS E MAXIMIZAÇÃO DE VALOR
DOI:
https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i1.2024.643Palavras-chave:
Gestão Financeira Integrada; Gestão de Riscos; Otimização de Recursos.Resumo
Este estudo explora as estratégias financeiras integradas como uma abordagem essencial para a otimização de recursos e maximização de valor nas organizações. A pesquisa analisa métodos de gestão financeira, técnicas de análise de investimentos e abordagens de avaliação de riscos, destacando a importância da tomada de decisão estratégica em ambientes complexos. A gestão financeira integrada permite uma alocação mais eficiente de recursos, redução de riscos e decisões mais informadas, proporcionando uma vantagem competitiva significativa no mercado. Além disso, a integração de diferentes áreas funcionais melhora a agilidade organizacional e a capacidade de adaptação às constantes mudanças do mercado. Os resultados sugerem que as empresas que adotam essas estratégias obtêm melhorias significativas em alocação de recursos, gestão de riscos e tomada de decisões estratégicas. Assim, estão mais bem posicionadas para enfrentar os desafios contemporâneos e garantir a sustentabilidade a longo prazo, assegurando seu crescimento e sucesso em um cenário econômico dinâmico.
Downloads
Referências
BREALEY, R.; MYERS, S. Principles of Corporate Finance. 6th edition. New York: Irwin McGraw-Hill, 2000.
CROUHY, M.; GALAI, D.; MARK, R. Risk management. New York: McGraw-Hill, 2001.
CULP, C. L. The risk management process. Danvers: John Wiley & Sons, 2001.
DEMARZO, P.; DUFFIE, D. Corporate incentives for hedging and hedge accounting. Review of Financial Studies, v. 8, 1995.
DOLDE, W. The trajectory of corporate financial risk management. Journal of Applied Corporate Finance, v. 6, 1993.
GARMAN, M. Improving on VAR. Risk, v. 9, n. 5, 1996.
GARMAN, M. Taking VAR to Pieces. Risk, v. 10, 1997.
JENSEN, M. C.; MECKLING, W. H. Theory of the firm: managerial behavior, agency costs and ownership structure. Journal of Financial Economics, v. 3, n. 4, 1976.
NANCE, D. R.; SMITH, C. W.; SMITHSON, C. W. On the determinants of corporate hedging. Journal of Finance, v. 48, n. 1, 1993.
ROSS, S. A.; WESTERFIELD, R. W.; JAFFE, J. Administração financeira. São Paulo: Ed. Atlas, 1995.
SMITH, C. W. Jr.; STULZ, R. M. The determinants of firms’ hedging policies. Journal of Financial and Quantitative Analysis, v. 20, n. 4, 1985.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Júlia Guedes TOGNI, Bruno Kenji Nakano IMASSAKI, Lucas Camargo NATALI (Autor/in)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Isso significa que você tem a liberdade de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, inclusive comercial.
O uso deste material está condicionado à atribuição apropriada ao(s) autor(es) original(is), fornecendo um link para a licença, e indicando se foram feitas alterações. A licença não exige permissão do autor ou da editora, desde que seguidas estas condições.
A logomarca da licença Creative Commons é exibida de maneira permanente no rodapé da revista.
Os direitos autorais do manuscrito podem ser retidos pelos autores sem restrições e solicitados a qualquer momento, mesmo após a publicação na revista.