Qualidade e Contaminação de Carnes no Brasil e a Vigilância à Saúde
DOI:
https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i1.2024.647Palavras-chave:
Produção de Carnes no Brasil, Segurança Alimentar, Vigilância à Saúde, Contaminações Microbiológicas, Prevenção de Doenças Alimentares.Resumo
A produção de carnes e seus derivados no Brasil desempenha um papel essencial na economia do país, além de ser uma importante fonte de nutrientes para a população. No entanto, garantir a segurança desse alimento é uma questão crítica para a Vigilância à Saúde, dado que a carne pode se tornar veículo de contaminações microbiológicas e químicas, afetando diretamente a saúde pública. Para assegurar a qualidade desses produtos, é necessário um controle rigoroso em todas as etapas da cadeia produtiva, desde a criação dos animais até a comercialização.
Este capítulo aborda a importância da carne na economia e na alimentação dos brasileiros, as diversas formas de contaminação a que está sujeita, as principais doenças associadas ao seu consumo e as alterações provocadas por microrganismos. Além disso, destacamos o papel fundamental da Vigilância à Saúde na prevenção e controle de contaminações alimentares, promovendo a segurança alimentar e prevenindo surtos de doenças.
Downloads
Referências
BRIDI, Ana Maria. Fatores que afetam a qualidade e o processamento dos produtos de origem animal. Departamento de Zootecnia, Universidade Estadual de Londrina, 2017.
LEVINSON, Warren. Microbiologia médica e Imunologia. 13. ed. São Paulo: Artmed, 2016.
MARTINS, D. I.; MIDIO, A. F. Toxicologia dos alimentos. 2. ed. São Paulo: Varela, 2000.
PARDI, M. C., SANTOS, I. F., SOUZA, E. R., PARDI, H. S. Ciência e higiene da carne. Goiânia: UFG, 1995.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Andressa Rodrigues Brignol (Autor/in)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Isso significa que você tem a liberdade de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, inclusive comercial.
O uso deste material está condicionado à atribuição apropriada ao(s) autor(es) original(is), fornecendo um link para a licença, e indicando se foram feitas alterações. A licença não exige permissão do autor ou da editora, desde que seguidas estas condições.
A logomarca da licença Creative Commons é exibida de maneira permanente no rodapé da revista.
Os direitos autorais do manuscrito podem ser retidos pelos autores sem restrições e solicitados a qualquer momento, mesmo após a publicação na revista.