A importância do ensino da Educação Ambiental nas instituições de ensino

The importance of teaching Environmental Education in educational institutions

Autores

  • Benedito Lima Filho Autor

DOI:

https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i1.2025.897

Palavras-chave:

Educação Ambiental. Escola. Alunos.

Resumo

O trabalho se refere a um recorte da Dissertação de Mestrado que aborda sobre EDUCAÇÃO AMBIENTAL: Uma reflexão crítica quanto à problemática de “terras caídas” na orla do munícipio de São Paulo de Olivença-AM, e suas principais consequências sociais e ambientais com estudantes do Centro de Educação de Tempo Integral Calixto Ribeiro. Com a crescente evolução tecnológica nas últimas décadas e suas implicações em todas as esferas da sociedade, principalmente no escopo industrial que anseia descaradamente apenas o lucro no exacerbado “consumismo” da população que corroboram diretamente e indiretamente na degradação do meio ambiente que sofre modificações nocivas, as quais põem em risco não só a fauna, a flora como também o próprio homem, o qual muitas vezes explora os recursos naturais disponíveis sem projetar os possíveis os impactos nocivos ao espaço vital que vive. Nesse contexto, a Educação Ambiental na sociedade, em especial nos espaços escolares emergiu como uma filosofia necessária em educar os indivíduos, visando sensibilizá-las tal como mobilizá-los para agir em prol das questões socioambientais, almejando remodelar pouco a pouco atitudes egoístas e a construção de posturas benéficas ao equilíbrio ambiental.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Benedito Lima Filho

    1 Mestre em Ciências da Educação Pela Universidad Interamericana do Paraguay. 

Referências

BRASIL. Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Diário Oficial [daRepública Federativa do Brasil], Brasília, DF, 28 mai. 1999. Seção 1, p. 1.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Meio Ambiente e Saúde. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Fundamental. 3. ed. Brasília: A Secretaria, 2001.

CARVALHO, I. C. M. Educação ambiental: a formação do sujeito ecológico. 2.ed. São Paulo: Cortez, 2006.

CARVALHO, I. C. M. Educação ambiental: a formação do sujeito ecológico. 2.ed. São Paulo: Cortez, 2006.

JACOBI, Pedro Roberto. Educação Ambiental: o desafio da construção de um pensamento crítico, complexo e reflexivo. Educação e Pesquisa, São Paulo, 2005. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022005000200007

LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 5 ed. revisada e ampliada. Goiânia: Alternativa, 2004.

LOUREIRO, C.F.B. Educação Ambiental e Movimentos Sociais na Construção da Cidadania Ecológica e Planetária. In: LOUREIRO, C.F.B.; LAYRARGUES, P.P.; CASTRO, R.S. de (Org.). Educação Ambiental: repensando o espaço da cidadania. 2. Ed. São Paulo: Cortez, 2002.

PENTEADO, H.D. Meio Ambiente e Formação de Professores. 4 ed. São Paulo: Cortez Editora, 2001. (Coleção Questões da Nossa Época; v.38).

REIGOTA, M. O que é Educação Ambiental. São Paulo: Brasiliense, 2001. (Coleção primeiros passos; 292).

TRAVASSOS, Edson Gomes. A prática da educação ambiental nas escolas. Porto Alegre: Mediação, 2006.

Arquivos adicionais

Publicado

28.03.2025

Como Citar

FILHO, Benedito Lima. A importância do ensino da Educação Ambiental nas instituições de ensino: The importance of teaching Environmental Education in educational institutions. RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar O Saber, Brasil, v. 1, n. 1, 2025. DOI: 10.51473/rcmos.v1i1.2025.897. Disponível em: https://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/897.. Acesso em: 28 abr. 2025.

Artigos Semelhantes

21-30 de 367

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.