O IMPORTANTE PAPEL DAS UNIDADES DE EDUCAÇÃO INFANTIL EM BENEFÍCIO DAS CRIANÇAS

Authors

  • DILENE CORREIA SANTOS SEMED/RONDONOPOLIS Author

DOI:

https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i2.2024.779

Abstract

Este artigo objetiva refletir e discutir sobre o histórico das creches, bem como sua importância para a sociedade contemporânea. Muitas mudanças ocorreram na história da educação e o que se pode destacar aqui é que a criança hoje é vista como um sujeito de direito e como tal, precisa ser respeitada em relação ao seu tempo, a sua cultura e até mesmo em suas dificuldades. A creche com seus profissionais precisa estar preparada para receber estas crianças e trabalhar com elas de forma dinâmica e criativa. A família também tem um papel muito importante, pois sabe-se que a primeira educação vem de casa. É a família que é responsável pelos valores e por toda bagagem que a criança possui desde que chega a uma instituição de ensino. Outro ponto importante a se destacar é sobre a formação profissional do docente, sendo que essa não se encerra com a diplomação, mas se estende ao longo da vida, desafiada pelas experiências concretas vividas e daí a importância de programas de formação continuada para todos os professores, para estimular a renovação do saber em ambiente de aprendizagem coletiva e auto motivada. Sabe-se que a educação deve estar voltada para a formação de cidadãos responsáveis, comprometidos com sua geração, que, por sua vez, tem sido produto do conhecimento científico e dos seus desdobramentos tecnológicos. É necessária a formação pedagógica continuada em educação infantil, o que significa lançar novos olhares às necessidades educacionais atuais. Nesse sentido traçou-se a questão problema para percorrer – Em qual contexto histórico surgiram as creches no Brasil e como se deu o entendimento da importância formativa do professor, levando em consideração a passagem do assistencialismo ao cuidar e educar? Para tanto, contou-se com a contribuição teórica de: Haddad (1989), Oliveira (1988), Angoti, Antônio Nóvoa, Libâneo (2001), Kullmann (2000).

Downloads

Download data is not yet available.

References

BRASIL, Ministério da Educação. Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Secretaria de Educação Especial: MEC, SEESP,2001

BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, n. 248, 23 dez.

BRASIL. Resolução CNE/CEB n. 2, de 11 de setembro de 2001. Institui diretrizes

nacionais para a educação especial na educação básica. Diário Oficial da União,Brasília, 14 set. 2001.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto Secretaria de Educação Fundamental. Estatuto da Criança e do Adolescente no Brasil. Lei n. 8.069, de 13 de julho de 1990.

DAVIS, D.; al. (1989). As Escolas e As Famílias em Portugal/Realidade e Perspectivas. Lisboa: Edições Livros Horizonte.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

KRAMER, Sonia. Profissionais de Educação Infantil: Gestão e Formação. São Paulo: Ática, 2005

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo. Ed Cortez. 1994.22

MACEDO, Lino. Ensaios Pedagógicos. São Paulo: Artmed, 2010

MARCELO, C. Formação de professores para uma mudança educativa. Porto: Porto Editora, 1999

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisas, elaboração, análise e interpretação de dados. 5ed. São Paulo: Atlas, 2002.

NÓVOA, António. Profissão professor. 2 ed. Portugal: Porto Editora, 1995.

OLIVEIRA, Zilma Ramos. Creches: Criança e o faz -de- contas & Cia. 13 Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1992.

OLIVEIRA, Zilma Ramos de. Educação infantil: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002 (Coleção Docência em Formação).

OSTETTO, Esmeralda Luciana. Encontros e encantamentos na educação infantil: partilhando experiências de estágio. Campinas, Papirus, 2002.

SILVA, E. L. da; MENEZES, E. M. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. 4.ed. Florianópolis. UFSC, 2005.

Published

2024-12-10

How to Cite

CORREIA SANTOS, DILENE. O IMPORTANTE PAPEL DAS UNIDADES DE EDUCAÇÃO INFANTIL EM BENEFÍCIO DAS CRIANÇAS. Multidisciplinary Scientific Journal The Knowledge, Brasil, v. 1, n. 2, 2024. DOI: 10.51473/rcmos.v1i2.2024.779. Disponível em: https://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/779.. Acesso em: 22 dec. 2024.