Clareamento endógeno em dente traumatizado tratado endodonticamente
um relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.51473/ed.al.v3i1.483Palavras-chave:
Clareamento endógeno, clareamento dental, traumatismo dentárioResumo
A busca pela estética dentária aumenta consideravelmente nos dias atuais. Dentes com histórico de traumatismo podem ter por consequência alteração cromática e necessidade de realização de tratamento endodôntico radical. O clareamento endógeno é uma alternativa de tratamento para dentes que sofreram escurecimento da coroa clínica visual. As técnicas de clareamento apresentam resultados extremamente satisfatórios, todavia, podem apresentar efeitos colaterais como a reabsorção externa quando se trata do clareamento endógeno. O objetivo deste trabalho é apresentar um caso clínico em que o dente 21 sofreu escurecimento coronário decorrente de traumatismo e após realização do tratamento endodôntico radical e do clareamento endógeno, obteve-se melhora significativa na coloração. Conclui-se que o tratamento de clareamento endógeno em dente traumatizado tratado endodonticamente é viável, desde que seja bem indicado e sejam respeitadas as limitações de cada caso pelo profissional cirurgião-dentista.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Isso significa que você tem a liberdade de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, inclusive comercial.
O uso deste material está condicionado à atribuição apropriada ao(s) autor(es) original(is), fornecendo um link para a licença, e indicando se foram feitas alterações. A licença não exige permissão do autor ou da editora, desde que seguidas estas condições.
A logomarca da licença Creative Commons é exibida de maneira permanente no rodapé da revista.
Os direitos autorais do manuscrito podem ser retidos pelos autores sem restrições e solicitados a qualquer momento, mesmo após a publicação na revista.