Ciência no âmbito da epistemologia
DOI:
https://doi.org/10.51473/rcmos.v2i1.297Palavras-chave:
Epistemologia, Ciência, ConhecimentoResumo
Este artigo apresenta refl exões sobre o que signifi ca fazer ciência no âmbito da epistemologia. Tem como pressupostos uma compreensão de metodologia como o conhecimento crítico dos caminhos do processo científi co, que indaga e questiona acerca de seus limites e possibilidades. A pesquisa epistemológica implica e compõe a palavra que designa o conceito, para depois enfrentarmos as proposituras inevitáveis da epistemologia, que pode ser defi nida etimologicamente como discurso racional da ciência, e é defi nida como aquela que o busca fi losofi camente o termo epistemologia para designar o sentido bem amplo de estudos gerais dos saberes, especulativos e científi cos da ciência, teologia, fi losofi a, técnicas, histórias, organizações e funcionamentos. Para evitar a vaguidade e confusão conceitual privilegia a análise através do estudo das ações realizando um exame intensivo no processo histórico epistemológico. Neste contexto, reflete-se sobre os problemas envolvidos nesse tipo de pesquisa, e retoma-se procedimentos que culminou com o predomínio do enfoque epistemológico. Em conclusão, o artigo propõe que hoje o mais importante é produzir um conhecimento educacional que, além de útil, seja explicitamente uma concepção visando solidariedade, a conformidade e a criatividade em benefício com a ciência da educação.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Isso significa que você tem a liberdade de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, inclusive comercial.
O uso deste material está condicionado à atribuição apropriada ao(s) autor(es) original(is), fornecendo um link para a licença, e indicando se foram feitas alterações. A licença não exige permissão do autor ou da editora, desde que seguidas estas condições.
A logomarca da licença Creative Commons é exibida de maneira permanente no rodapé da revista.
Os direitos autorais do manuscrito podem ser retidos pelos autores sem restrições e solicitados a qualquer momento, mesmo após a publicação na revista.