Tecnologia Assistiva na Educação
Promoção de uma Cultura de Inclusão nas Escolas Públicas Brasileiras
DOI:
https://doi.org/10.51473/ed.al.v3i1.628Palavras-chave:
tecnologia assistiva, inclusão escolar, educação especial, inclusão socialResumo
Este artigo tem como proposição uma análise contemporânea acerca da Tecnologia Assistiva na Educação e a sua relação direta com a promoção de uma cultura de inclusão no contexto escolar. Os caminhos metodológicos percorridos foram os da análise de revisão bibliográfi ca; análise do fato social contemporâneo e também, com entrevistas com especialistas que atuam em projetos de inovação e tecnologia assistiva. Buscou-se trazer à baila uma contextualização do fato social relativo ao contexto escolar brasileiro sobre o uso e aplicação de Tecnologia Assistiva no Atendimento Educacional Especializado (AEE) em escolas públicas brasileiras, bem como analisar dados e informações do Instituto Brasileiro de Geografi a e Estatística (IBGE) que através do censo analisa o contexto social das pessoas com defi ciência altas habilidades/superdotação e singularidades. Nesse afã, o artigo discorre através de análises acadêmicas de modo a tentar compreender alguns paradoxos que se instalam na convergência de informações. Através da uma perspectiva acadêmica, as investigações foram dos conceitos mais elementares acerca da Tecnologia Assistiva, bem como trouxe à baila questões de ordem social, pedagógica e também apresenta a tecnologia denominada Colibri, que se apresenta como uma alternativa para romper com obstáculos existentes para uma inclusão digital e social de pessoas com defi ciência no Brasil.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Isso significa que você tem a liberdade de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, inclusive comercial.
O uso deste material está condicionado à atribuição apropriada ao(s) autor(es) original(is), fornecendo um link para a licença, e indicando se foram feitas alterações. A licença não exige permissão do autor ou da editora, desde que seguidas estas condições.
A logomarca da licença Creative Commons é exibida de maneira permanente no rodapé da revista.
Os direitos autorais do manuscrito podem ser retidos pelos autores sem restrições e solicitados a qualquer momento, mesmo após a publicação na revista.