INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NAS ORGANIZAÇÕES

ATIVO OU PASSIVO NA PERSPECTIVA DOS ADMINISTRADORES?

Autores

  • Geisse Martins Must University Autor/in

DOI:

https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i1.2021.19

Palavras-chave:

Gerenciamento, Inteligência emocional, Emoções, Bem-estar, Vantagens sociais

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar e investigar como os administradores gerenciam a inteligência emocional dentro das organizações. Sendo as emoções parte fundamental dentro das empresas e objeto de atenção e análise dos administradores contemporâneos, nos últimos 50 anos, ganham destaque e figuram no planejamento estratégico como vantagem competitiva. A metodologia, utilizada foi a revisão teórica bibliográfica, com abordagem qualitativa, a partir da qual procurou-se compreender esse fato social contemporâneo, na tentativa de responder uma questão inquietante sobre como os administradores em tempos atuais compreendem o capital emocional, seja como um ativo ou despesas. Dentro de um contexto mundial, em que há mudanças rápidas e consideráveis em todos os níveis e em várias dimensões, sociais, econômicas e sobretudo tecnológicas, essas transformações agudas exigem cada vez mais das pessoas que atuam dentro das organizações de habilidades e competências não apenas técnicas, mais ainda de habilidades emocionais. Para além do equilíbrio emocional, os administradores estão sendo convidados a reverem conceitos e desconstruírem velhos paradigmas no que concerne às emoções. Esses administradores agora se dedicam ao estudo e à aplicação de teorias e conceitos que estruturam novos ambientes de trabalho, de forma a promoverem o bem-estar dos colaboradores, ao mesmo tempo que os impelem a gerenciar as emoções em favor mútuo, para os colaboradores e para as empresas e seus respectivos mercados.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Geisse Martins, Must University

    Graduado em Pedagogia e Telecomunicações, possui MBA em Gestão Estratégica e especialização em: Neurociência e Aprendizagem, Psicopedagogia, Coordenação/Supervisão Escolar, Inspeção Escolar com ênfase em Educação Especial Inclusiva e Pedagogia Empresarial. Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação, mestrando em Administração pela Must University e doutorando em Educação pela Eikon University

Publicado

22.01.2024

Como Citar

MARTINS, Geisse. INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NAS ORGANIZAÇÕES: ATIVO OU PASSIVO NA PERSPECTIVA DOS ADMINISTRADORES?. RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar O Saber, Brasil, v. 1, n. 1, p. 67–76, 2024. DOI: 10.51473/rcmos.v1i1.2021.19. Disponível em: https://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/19.. Acesso em: 7 set. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >> 

Artigos Semelhantes

1-10 de 199

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.