A importância da Biologia Molecular no diagnóstico do SARS-CoV-2
DOI:
https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i1.2023.46Palavras-chave:
Biologia Molecular, SARS-CoV-2, Corona Vírus, Diagnóstico, Real Time RT-PCRResumo
A pandemia causada pelo agente etiológico SARS-CoV-2, teve início do ano de 2020 e gerou um grande desafio na comunidade científica de todo o mundo. Seus sintomas podem variar de manifestações leves à quadros severos de pneumonia. Estudos estão buscando elucidar maneiras de prevenção, diagnóstico e tratamento da doença. Diante o cenário pandêmico, e o agravamento no número de casos e óbitos pela doença, a busca por um diagnóstico preciso é imprescindível. Portanto, o objetivo deste estudo é demonstrar a importância da utilização da biologia molecular através da técnica de Real Time Reverse Transcriptase Polymerase Chain Reaction (Real Time RT- PCR), para a detecção do material genético do SARS-CoV-2 a partir de dados encontrados na literatura. Após análise crítica da literatura, foi possível confirmar a importância e eficiência da utilização da técnica de Real Time RT-PCR no diagnóstico da infecção, uma vez que essa técnica possibilidade um bom desempenho na detecção do material genético viral, garantindo alto índice de acerto ao diferenciar um paciente infectado do não-infectado. Concluindo que até o momento esta técnica é considerada como o principal método diagnóstico para a doença, permanecendo assim como “padrão ouro”.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Isso significa que você tem a liberdade de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, inclusive comercial.
O uso deste material está condicionado à atribuição apropriada ao(s) autor(es) original(is), fornecendo um link para a licença, e indicando se foram feitas alterações. A licença não exige permissão do autor ou da editora, desde que seguidas estas condições.
A logomarca da licença Creative Commons é exibida de maneira permanente no rodapé da revista.
Os direitos autorais do manuscrito podem ser retidos pelos autores sem restrições e solicitados a qualquer momento, mesmo após a publicação na revista.