Etnografia virtual
informações divulgadas nas redes sociais sobre a covid-19 e vacinas
DOI:
https://doi.org/10.51473/rcmos.v2i1.306Palavras-chave:
Covid fake News, vacinas fakes News, corona vírus fake NewsResumo
O presente trabalho visa mostrar que pesquisas realizadas em ambientes online, principalmente em locais que parecem inadequados para a construção do conhecimento científi co, não são seguras. O ambiente virtual está sendo aprimorado a cada dia e evoluindo para fornecer um modo de recurso mais facilitador para as pessoas, ao longo do tempo se tornou algo muito problemático em relação à disseminação de desinformação sobre as vacinas Sars Covid-2. Tendo como suporte metodológico a Etnografi a, em postagens no TikTok, Instagram e Youtube como lócus de produção de dados, relacionados a compartilhamentos, curtidas, comentários e visualizações. Para ter uma base sobre as ocorrências de fake News sobre o tema vacinas da Covid-19. Os tópicos de pesquisa utilizados foram ter uma base em relação ao tema de um ambiente virtual, feito com a veiculação de notícias e informações referentes ao conhecimento de vacinas da Sars Covid-2, para o público que mais frequenta as redes sociais em suas postagens e compartilhamento. O que se percebe é que a maioria das pessoas compartilha informações falsas que acreditam serem corretas, por conclusões próprias ou opiniões de terceiros, sem saber ao certo o que está sendo divulgado e sem nenhuma comprovação científi ca, podem colocar a vida de outras pessoas em risco.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Isso significa que você tem a liberdade de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, inclusive comercial.
O uso deste material está condicionado à atribuição apropriada ao(s) autor(es) original(is), fornecendo um link para a licença, e indicando se foram feitas alterações. A licença não exige permissão do autor ou da editora, desde que seguidas estas condições.
A logomarca da licença Creative Commons é exibida de maneira permanente no rodapé da revista.
Os direitos autorais do manuscrito podem ser retidos pelos autores sem restrições e solicitados a qualquer momento, mesmo após a publicação na revista.