HISTÓRIA DE RESISTÊNCIA E ENTRELAÇOS: UMA AMOSTRAPÓS-COLONIALPRESENTES EM ÓRFÃOS DO ELDORADO, DE MILTON HATOUM
DOI:
https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i1.2024.503Palavras-chave:
Pós-colonialismo. Hibridismo cultural. Identidade. Orfãos do EldoradoResumo
O presente estudo tem como escopo efetivar uma abordagem interdisciplinar que combina a literatura e história, com o fim de explorar temas no tocante a resistência identitárias, conflitos familiares e as mudanças sociais e políticas na região amazônica, presentes na obra Órfãos do Eldorado do romancista manauara Milton Hatoum. O objetivo geral é apresentar como se dá a configuração das marcas de resistência entrelaçadas com o viés pós-colonial ao longo da obra Órfãos do Eldorado. Os objetivos específicos se substanciam em investigar como as questões de identidade são abordadas no contexto da história familiar na Amazônia. Descrever o contexto sociocultural e histórico da Amazônia retratado na obra, demonstrando que a relação entre o local e os personagens retratam marcas de combate à dominância colonial, e analisar as temáticas políticas presentes em "Órfãos do Eldorado" apontando-as e relacionando com os acontecimentos históricos e sociais da Amazônia. A metodologia será por meio da aplicação dos pressupostos da pesquisa bibliográfica, e o método analítico será o norte da interpretação do enredo e da história. Bhabha (1998) em o Local da cultura, Said (2011) com a obra Cultura e imperialismo, além de Nenevé e Sampaio (2016) são os principais nortes teóricos. O resultado da pesquisa demonstrou que " Orfãos do Eldorado" de Milton Hatoum, se destaca com uma literatura de relevância à compreensão da realidade social e histórica da Amazônia, e que apresenta marcas entrelaçadas à resistência e à dinâmica de um protagonismo pós-colonial
Downloads
Referências
BHABHA, Homi K. O local da cultura. Tradução de Myriam Ávila, Eliana Lourençode Lima Reis, Gláucia Renate Gonçalves. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1998.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. Atlas, 2002.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Trad. Tomaz Tadeu & Guacira Lopes Louro. Rio de Janeiro: Lamparina, 2014.
HATOUM, Milton. Órfãos do Eldorado. São Paulo: Companhia das Letras, 2008. NENEVÉ, Miguel. SAMPAIO, Sônia Maria Gomes. Pós-colonialismos: Promovendo Diálogos. In: Pós-colonialismos: Uma Leitura Política dos Textos Literários – São Carlos, SP, 2016.
PENALVA, Lorena de Carvalho. Hibridismo cultural na Amazônia brasileira: umestudo do romance Cinzas do norte, de Milton Hatoum. Dissertação (mestrado)–Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Letras, Belo Horizonte, 2015.
Queiroz, Rafael da Silva. A Amazônia complexa e residual de Órfãos doEldorado,de Milton Hatoum. 106 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - UniversidadeFederal
do Amazona. Orientadora: Cássia Maria Bezerra do Nascimento, Manaus, 2017.Disponível em:https://tede.ufam.edu.br/bitstream/tede/7163/2/Disserta%C3%A7%C3%A3o_RafaelQueiroz_PPGL.pdf. Acesso em 12 abr. 2023. SAID, Edward. Orientalismo: O Oriente como invenção do Ocidente. São Paulo: Companhia da Letras, 2007.
SILVA, Maria Alexandrina Félix de Andrade. Órfãos do eldorado: confluênciasidentitárias e culturais na narrativa de Milton Hatoum. Muiraquitã, UFAC, ISSN2525-5924, v. 5, n. 2, 2017. Disponível emhttps://periodicos.ufac.br/index.php/mui/issue/archive. Acesso em11 abr. 2023. VIOTTO, Estrela Dalva Amoedo. Memórias de umNorte emruínas:representações coloniais e descolonização em Cinzas do Norte, deMiltonHatoum. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Estudos Literários) –FundaçãoUniversidade Federal deRondônia, Porto Velho, 2013.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Claudilene Souza Regis (Autor/in)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Isso significa que você tem a liberdade de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, inclusive comercial.
O uso deste material está condicionado à atribuição apropriada ao(s) autor(es) original(is), fornecendo um link para a licença, e indicando se foram feitas alterações. A licença não exige permissão do autor ou da editora, desde que seguidas estas condições.
A logomarca da licença Creative Commons é exibida de maneira permanente no rodapé da revista.
Os direitos autorais do manuscrito podem ser retidos pelos autores sem restrições e solicitados a qualquer momento, mesmo após a publicação na revista.