Resistência e Poesia Negra: uma Leitura de “Poemas da Recordação e outros Movimentos”, de Conceição Evaristo
Resistance and black poetry: a reading of “poems of memory and other movements”, by Conceição Evaristo
DOI:
https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i1.2025.846Palavras-chave:
Literatura negro-brasileira, Conceição Evaristo, identidade afro-brasileira, questões sociais.Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar a contribuição de Conceição Evaristo para a literatura negro-brasileira, destacando sua representação da identidade afro-brasileira e as questões sociais, raciais e de gênero presentes em suas obras. A pesquisa foi conduzida por meio de uma revisão bibliográfica, que incluiu livros, artigos acadêmicos e entrevistas com a autora. As análises se concentraram na obra Poemas da recordação e outros movimentos (2017) de Conceição Evaristo, com foco no modo como seus textos, especialmente seus poemas, abordam a experiência da mulher negra no Brasil contemporâneo. Busca-se evidenciar como a autora utiliza a literatura como uma ferramenta de resistência e empoderamento, promovendo uma reflexão crítica sobre as desigualdades raciais e sociais. O estudo pretende contribuir para a valorização da literatura negro-brasileira e para a ampliação da visibilidade das vozes afrodescendentes na produção literária. Conceição Evaristo é uma figura central na literatura contemporânea, cujas obras desafiam estereótipos e promovem a diversidade cultural. Sua escrita não só enriquece a literatura brasileira, mas também se configura como um meio poderoso de luta e afirmação da identidade negra, oferecendo novas perspectivas sobre a realidade social do Brasil. Esta pesquisa parte de leituras possíveis, intepretações sob um ponto de vista em que o preconceito racial, as injustiças sofridas por corpos negros femininos serão a base de discussão, em consonância à construção poética de Conceição Evaristo. Buscou-se, ainda que minimamente, uma leitura sensível, que não se esgota, ao contrário, suscita novas análises.
Downloads
Referências
CABRAL, G. A bala perdida continuará perdida mesmo depois de encontrar um corpo negro. Disponível em: <https://negre.com.br/a-bala-perdida-continuara-perdida-mesmo-depois-de-encontrar-um-corpo-negro/>. Acesso em: 18 set. 2024.
EVARISTO, M. C. Poemas malungos, cânticos irmãos. Universidade Federal Fluminense. 2011.
EVARISTO, M. C. Entrevista e ensaios sobre a escrivência. Disponível em várias publicações e entrevistas. 2020.
EVARISTO, Conceição. Certidão de óbito. In: Poemas da recordação e outros movimentos. Rio de Janeiro: Malê, 2017.
HERMINIO, B. A escrevivência carrega a escrita da coletividade, afirma Conceição Evaristo. Disponível em: <http://www.iea.usp.br/noticias/a-escrevivencia-carrega-a-escrita-da-coletividade-afirma-conceicao-evaristo>. Acesso em: 18 set. 2024.
MACHADO, Bárbara Araújo. Escre(vivência): a trajetória de Conceição Evaristo. História oral, v. 17, n. 1. p. 243-265, 2014.
MAIA, Joseane. Literatura na formação de leitores e professores. São Paulo: Paulinas, 2007.
SCHMIDT, Rita Terezinha. Centros e margens: notas sobre a historiografia literária. In: DALCASTAGNÈ, R.; LEAL, V. M. V. (org.). Deslocamentos de gênero na narrativa brasileira contemporânea. São Paulo: Horizonte. 2010, p. 174-187.
SOUZA, W. Conceição Evaristo. Disponível em:<https://www.google.com/amp/s/www.portugues.com.br/amp/literatura/conceicao-evaristo.html>. Acesso em: 18 set. 2024.
SUPERUSUÁRIO. Conceição Evaristo. Disponível em: <http://www.letras.ufmg.br/literafro/autoras/188-conceicao-evaristo>. Acesso em: 18 set. 2024.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2025 Ester Ferreira Lopes, Bruno Sérvulo (Autor/in)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Isso significa que você tem a liberdade de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, inclusive comercial.
O uso deste material está condicionado à atribuição apropriada ao(s) autor(es) original(is), fornecendo um link para a licença, e indicando se foram feitas alterações. A licença não exige permissão do autor ou da editora, desde que seguidas estas condições.
A logomarca da licença Creative Commons é exibida de maneira permanente no rodapé da revista.
Os direitos autorais do manuscrito podem ser retidos pelos autores sem restrições e solicitados a qualquer momento, mesmo após a publicação na revista.