Integrando a Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS na Disciplina de Projetos Sociais/IFCE

Autores

  • VIEIRA M.A.O Autor/in

DOI:

https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i1.2024.592

Palavras-chave:

Agenda 2030. ODS. Projetos Sociais. IFCE. Cidadania ativa.

Resumo

A introdução do artigo destaca a importância de integrar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) na educação para preparar a sociedade para os desafios do século XXI. A educação é vista como uma ferramenta poderosa para a transformação social e econômica, capacitando indivíduos a compreenderem problemas globais e locais e a desenvolverem habilidades críticas e inovadoras. A incorporação dos ODS nos currículos educacionais visa preparar os alunos para serem agentes de mudança, promovendo competências como pensamento crítico, colaboração, criatividade e responsabilidade social. A natureza interconectada dos ODS exige uma abordagem interdisciplinar, incentivando a colaboração entre diferentes áreas do conhecimento para encontrar soluções integradas. A disciplina de Projetos Sociais, por exemplo, pode se beneficiar dessa integração ao aplicar conceitos de sustentabilidade em projetos práticos. Além disso, a integração dos ODS na educação tem o potencial de gerar impactos positivos nas comunidades locais, melhorando a qualidade de vida e fortalecendo o vínculo entre academia e sociedade. Em conclusão, a Agenda 2030 e os ODS oferecem um quadro abrangente para o desenvolvimento sustentável, e sua integração na educação é fundamental para preparar as futuras gerações para enfrentar desafios globais, inspirando liderança e inovação. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • VIEIRA M.A.O

    1Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR (1991). Especialização em Gestão e Políticas Culturais pela Universitat de Girona, UDG, Espanha (2018). Mestrado em Políticas Públicas e Sociedade pela Universidade Estadual do Ceará - UECE (2004). Professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará- IFCE (2019 - atual), lotado no IFCE campus Fortaleza. Professor substituto da Universidade Estadual do Ceará (2000-2004). Professor celetista da Faculdade do Vale do Jaguaribe - FVJ (2012-2019), Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza - FAMETRO (2012-2018) e Centro Universitário Farias Brito (2014-2016). Como gestor público, já atuou como Secretário de Cultura de Itapipoca/CE; Secretário de Cultura Turismo e Esporte de Maranguape/CE; Secretário da Secretaria Executiva da Regional III da Prefeitura de Fortaleza/CE; Secretário do Meio Ambiente de Maracanaú/CE; Secretário de turismo e Cultura de Aracati/CE; Secretário adjunto de cultura de Pacatuba/CE; Chefe de Gabinete da Secretaria Executiva da Regional III da Prefeitura de Fortaleza/CE; Coordenador de Educação Ambiental e Articulação Social do Governo Estadual do Ceará. Membro das Câmaras Técnicas do Conselho Nacional de Meio Ambiente - Conama: Câmara Técnica de Atividades Minerárias, Energéticas e de Infraestrutura, Câmara Técnica Órgão Assessor da Política Nacional de Educação Ambiental /PNEA, Câmara Técnica de Educação Ambiental; Membro do Comitê 
    de Bacias Região Metropolitana de Fortaleza/RMF/SRH/COGERH; Câmara Técnica Setorial da Reciclagem. 
    Técnico de sustentabilidade do Projeto Paulo Freire/SDA/FIDA/ONU. Fotógrafo profissional, com várias 
    exposições, livros, CD, revistas e experiências nacional e internacional. Tem experiência na área de ensino, pesquisa e extensão em Sociologia, com ênfase em Fundamentos da Sociologia e questões ambientais, atuando principalmente nas seguintes disciplinas: sociologia da educação, movimentos sociais, cultura brasileira, marketing cultural, informática educativa, gestão e educação ambiental e direitos culturais. 

Referências

AGENDA 2030. Acompanhando o desenvolvimento sustentável até 2030. 2018. Disponível

em < http://www.agenda2030.org.br/acompanhe> Acesso em: 01.mar.2024.

VYGOTSKY, L. S. Construção do pensamento e linguagem: as raízes genéticas do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

_______________. Desenvolvimento da percepção e da atenção. 6ª ed. São Paulo: Martins

Fontes, 2003.

_______________. Pensamento e linguagem: um estudo experimental da formação de conceitos. 3ª ed. São Paulo: Martins Fontes 2005.

Kolb, D. Experiential learning. Englewood Cliffs, New Jersey: Prentice Hall. 1984.

Arquivos adicionais

Publicado

21.03.2024

Edição

Seção

Artigos Científicos de Pesquisa

Como Citar

VIEIRA, M.A.O. Integrando a Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS na Disciplina de Projetos Sociais/IFCE. RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar O Saber, Brasil, v. 1, n. 1, 2024. DOI: 10.51473/rcmos.v1i1.2024.592. Disponível em: https://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/592.. Acesso em: 14 set. 2024.

Artigos Semelhantes

1-10 de 121

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.