CIDADANIA DIGITAL NAS ESCOLAS

Autores

  • Paulo Roberto Tavares Autor/in

DOI:

https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i1.2024.91

Palavras-chave:

Cidadania Digital. Educação Digital. Segurança Digital.

Resumo

O objetivo geral deste artigo é refletir sobre o conceito de cidadania digital em contexto de Educação. De maneira específica, pretende-se investigar os principais aspectos teóricos e legais que envolvem a cidadania digital; como esse conceito pode ser aplicado no processo de ensino e de aprendizagem; a importância de trabalhá-lo em ambiente escolar e os seus possíveis resultados à formação crítica do estudante. A metodologia aplicada é a de revisão narrativa de literatura. A pesquisa se justifica por ser um tema de dimensões sociais, políticas, educacionais e jurídicas, pois embora o mundo virtual aconteça dentro de uma tela, ele se relaciona diretamente com a dinâmica concreta da sociedade. Não se trata, portanto, de um ambiente alheio à vida social, mas constituinte da mesma, e dessa forma, submetido a regras e normas de conduta sociais, com as quais os indivíduos precisam aprender a lidar. A simples incorporação de tecnologias em contexto escolar não é suficiente para que haja condições de exercício pleno da cidadania digital, essa pressupõe o uso crítico dos recursos tecnológicos, que por sua vez, demanda educação digital, no sentido de capacitar os sujeitos para que esses desenvolvam competências e habilidades técnicas, como também leitura crítica de mundo. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Paulo Roberto Tavares

    Graduado em Licenciatura em Ciências Biológicas, Química, Pedagogia, Educação Especial, Ciências da Religião, Geografia. Cursando fonoaudiologia. Pós-graduado em metodologia do ensino religioso e educação infantil. Pós-graduado em metodologia de ensino de biologia e química. Pós-graduado em geografia meio ambiente e sustentabilidade. Pós-graduado em coordenação pedagógica e planejamento escolar. Pós-graduado em orientação, supervisão e inspeção escolar. Pós-graduado em ciências da natureza, suas tecnologias e o mundo do trabalho. Mestre em educação e novas tecnologias. E-mail: pr.tavares@unochapeco.edu.br

Referências

Belloni, M.L. (2002). Ensaio sobre Educação a distância no Brasil. Revista Educação & Sociedade, 23(78), 117-142. Recuperado de https://www.scielo.br/j/es/a/yvpWm7vFNqhpZYMtjn8kHZD/?format=pdf&lang=pt.

Marinho, S.P.P., Carneiro, F.C., Nicolau, R.M., & Flauzino, R. (2019, novembro).

Cidadania digital, segurança na rede e o comportamento de futuros professores. Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, Brasília, DF, Brasil, 8. Recuperado de https://www.br-ie.org/pub/index.php/wcbie/article/view/9030/6574.

Oliveira, M.M., Giacomazzo, G. F. (2017). Educação e cidadania: perspectivas da literacia digital crítica. ECOOS Revista Científica, (43), 153-174. Recuperado de https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/7393/3536.

Santos, K.S., & Gontijo, S. B. F. (2020). Ensino médio e projeto de vida: possibilidades e desafios. Revista Nova Paideia - Revista Interdisciplinar em Educação e Pesquisa, 2(1), 19-34. Recuperado de https://ojs.novapaideia.org/index.php/RIEP/about/contact/.

Silva, H., Jambeiro, O., Lima, J., & Brandão, M.A. (2005). Inclusão digital e educação para a competência informacional: uma questão de ética e cidadania. Ci. Inf., 34(1), 28-36. Recuperado de https://www.scielo.br/j/ci/a/R75CxrQRQsGM8fyGCwgjZKD/?lang=pt&format=pdf.

Siqueira, D.P., Nunes, D.H. (2018). Conflitos digitais: cidadania e responsabilidade civil no âmbito das lides cibernéticas. Revista Jurídica da FA7, 15(2), 129-140. Recuperado de https://periodicos.uni7.edu.br/index.php/revistajuridica/article/view/810/516.

Souza, M.C. (2018). Educação digital: a base para a construção da cidadania digital. Debater e Europa. (19), 57-67. Recuperado de https://impactum-journals.uc.pt/debatereuropa/article/view/_19_5.

Vicente, F., Marques, M., Fernandes, S., & Meirinhos, M. (2021, maio). As fake News no contexto da cidadania digital. Anais do Encontro Cultura Digital e Educação na Década de 20 – CDE 20 – Online. Brasil/Portugal. Recuperado de https://bibliotecadigital.ipb.pt/bitstream/10198/23604/2/MM-ATAS_do_CDE20_2021.pdf.

Arquivos adicionais

Publicado

15.01.2024

Edição

Seção

Artigos Científicos de Pesquisa

Categorias

Como Citar

TAVARES, Paulo Roberto. CIDADANIA DIGITAL NAS ESCOLAS. RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar O Saber, Brasil, v. 1, n. 1, 2024. DOI: 10.51473/rcmos.v1i1.2024.91. Disponível em: https://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/91.. Acesso em: 21 maio. 2024.

Artigos Semelhantes

1-10 de 216

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.