DESAFIOS NA EDUCAÇÃO MODERNA POR HANNAH ARENDT

RELAÇÕES COM A EDUCAÇÃO BRASILEIRA

Autores

  • Elza Ribeiro Martins Falcão World University Ecumenica Autor/in

DOI:

https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i1.2024.78

Palavras-chave:

Crise na Educação, Reflexões Contemporâneas, Hannah Arendt

Resumo

Este escrito tem como objetivo trazer uma análise crítica da obra “A Crise na Educação” de Hannah Arendt, focalizando a decadência educacional nos Estados Unidos como uma faceta intrínseca dos desafios enfrentados no século XX, alinhando suas percepções a realidade brasileira. A autora ressalta a contínua deterioração dos padrões educacionais como uma ameaça latente, enquanto critica a ilusão de forjar um novo mundo por meio da educação, incluindo uma exploração da influência da igualdade na sociedade americana. A abordagem metodológica adotada trata-se de análise bibliográfica, por meio da utilização de argumentos históricos, filosóficos e sociológicos extraídos da pretensa obra. Enfatiza-se o quão relevantes são essas características nos dias atuais frente às necessidades de mudanças no sistema educacional brasileiro. O propósito desta pesquisa é contribuir para uma melhor compreensão da obra de Arendt, concedendo um embasamento teórico sólido voltado às reflexões contemporâneas sobre os obstáculos presentes no cenário educacional do Brasil. Sua análise transcende a mera revisão bibliográfica ao propor relevantes abordagens para as áreas da educação. Logo, o artigo é organizado em dois momentos distintos, um em que faz a análise da obra de Hannah Arendt, e outro que traz essa realidade para o contexto educacional brasileiro. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Elza Ribeiro Martins Falcão, World University Ecumenica

    Mestranda em Ciências da Educação, na 

Referências

ARENDT, Hannah. A crise na educação. Entre o passado e o futuro. 6. Ed. São Paulo: Perspectiva, 2009.

MUZZETI, Luci Regina; SILVA Marcio José. Educação brasileira: projeto de uma crise. Trama Interdisciplinar, São Paulo, v. 8, n. 2, p. 223-243 maio/ago. 2017.

RIBEIRO, D. Nossa escola é uma calamidade. 6 ed. Rio de Janeiro: Salamandra, 2009.

ROMANELLI, O. de O. História da educação no Brasil. 39. ed. Petrópolis: Vozes, 2013.

Arquivos adicionais

Publicado

15.01.2024

Edição

Seção

Artigos Científicos de Pesquisa

Categorias

Como Citar

FALCÃO, Elza Ribeiro Martins. DESAFIOS NA EDUCAÇÃO MODERNA POR HANNAH ARENDT: RELAÇÕES COM A EDUCAÇÃO BRASILEIRA. RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar O Saber, Brasil, v. 1, n. 1, 2024. DOI: 10.51473/rcmos.v1i1.2024.78. Disponível em: https://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/78.. Acesso em: 21 maio. 2024.

Artigos Semelhantes

1-10 de 379

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.