DESAFIOS NA EDUCAÇÃO MODERNA POR HANNAH ARENDT
RELAÇÕES COM A EDUCAÇÃO BRASILEIRA
DOI:
https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i1.2024.78Palavras-chave:
Crise na Educação, Reflexões Contemporâneas, Hannah ArendtResumo
Este escrito tem como objetivo trazer uma análise crítica da obra “A Crise na Educação” de Hannah Arendt, focalizando a decadência educacional nos Estados Unidos como uma faceta intrínseca dos desafios enfrentados no século XX, alinhando suas percepções a realidade brasileira. A autora ressalta a contínua deterioração dos padrões educacionais como uma ameaça latente, enquanto critica a ilusão de forjar um novo mundo por meio da educação, incluindo uma exploração da influência da igualdade na sociedade americana. A abordagem metodológica adotada trata-se de análise bibliográfica, por meio da utilização de argumentos históricos, filosóficos e sociológicos extraídos da pretensa obra. Enfatiza-se o quão relevantes são essas características nos dias atuais frente às necessidades de mudanças no sistema educacional brasileiro. O propósito desta pesquisa é contribuir para uma melhor compreensão da obra de Arendt, concedendo um embasamento teórico sólido voltado às reflexões contemporâneas sobre os obstáculos presentes no cenário educacional do Brasil. Sua análise transcende a mera revisão bibliográfica ao propor relevantes abordagens para as áreas da educação. Logo, o artigo é organizado em dois momentos distintos, um em que faz a análise da obra de Hannah Arendt, e outro que traz essa realidade para o contexto educacional brasileiro.
Downloads
Referências
ARENDT, Hannah. A crise na educação. Entre o passado e o futuro. 6. Ed. São Paulo: Perspectiva, 2009.
MUZZETI, Luci Regina; SILVA Marcio José. Educação brasileira: projeto de uma crise. Trama Interdisciplinar, São Paulo, v. 8, n. 2, p. 223-243 maio/ago. 2017.
RIBEIRO, D. Nossa escola é uma calamidade. 6 ed. Rio de Janeiro: Salamandra, 2009.
ROMANELLI, O. de O. História da educação no Brasil. 39. ed. Petrópolis: Vozes, 2013.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2024 Elza Ribeiro Martins Falcão (Autor/in)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Isso significa que você tem a liberdade de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, inclusive comercial.
O uso deste material está condicionado à atribuição apropriada ao(s) autor(es) original(is), fornecendo um link para a licença, e indicando se foram feitas alterações. A licença não exige permissão do autor ou da editora, desde que seguidas estas condições.
A logomarca da licença Creative Commons é exibida de maneira permanente no rodapé da revista.
Os direitos autorais do manuscrito podem ser retidos pelos autores sem restrições e solicitados a qualquer momento, mesmo após a publicação na revista.