O Processo de Informatização do Microempreendedor Individual: um Estudo de uma Papelaria no Município de Colatina - ES
The Computerization Process of the Individual Microentrepreneur: A Study of a Stationery Store in the Municipality of Colatina - ES
DOI:
https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i1.2025.861Palavras-chave:
Tecnologia da Informação; Microempreendedores Individuais; Gestão; Competitividade; Eficiência.Resumo
Este artigo explora a importância da Tecnologia da Informação (TI) para os Microempreendedores Individuais (MEIs), com foco na melhoria da gestão, competitividade e eficiência operacional desses pequenos negócios, ao analisar uma empresa do município de Colatina-ES. A pesquisa combina revisão bibliográfica e um estudo de caso, com base em uma entrevista semiestruturada com o proprietário de um microempreendimento da localidade em pauta. O estudo evidencia como a adoção de soluções tecnológicas, como softwares de gestão, marketing digital e o atendimento online, podem transformar as práticas empresariais e promover o crescimento de pequenos negócios. O estudo de caso revela que a implementação de TI resultou em um aumento significativo no faturamento e na eficiência operacional da empresa investigada, destacando o papel crucial da TI no desenvolvimento e sustentabilidade dos MEIs. O artigo também discute brevemente o papel da TI no processo de formalização e gestão tributária, e como ela contribui para a expansão do mercado e a competitividade de microempreendimentos locais.
Downloads
Referências
ALMEIDA, A. R. Marketing Digital para Pequenos Negócios. São Paulo: Editora Gente, 2021.
BRASIL. Lei Complementar nº 128, de 19 de dezembro de 2008. Institui o Microempreendedor Individual. Dispõe sobre as condições de formalização e os direitos do microempreendedor individual. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/lcp/lcp128.htm. Acesso em: 05 nov. 2024.
COSTA, J. P. Gestão Empresarial: O Papel da Tecnologia da Informação. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2022.
GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2019.
BRASIL. Mapa de Empresas: Painel Mapa de Empresas. Dispõe sobre o acompanhamento e a visualização das informações sobre empresas registradas no Brasil. Disponível em: https://www.gov.br/empresas-e-negocios/pt-br/mapa-de-empresas/painel-mapa-de-empresas. Acesso em: 09 nov. 2024.
IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Colatina – ES: Panorama. Dispõe sobre informações demográficas e econômicas do município. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/es/colatina/panorama. Acesso em: 09 nov. 2024.
KVALE, S. Entrevista: Uma Introdução à Pesquisa Qualitativa. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2011.
LOPES, A. A Importância da Presença Online para Microempreendedores. Porto Alegre: Editora JKL, 2021.
MARTINS, E. A. A Tecnologia da Informação no Processo de Decisão Empresarial. Rio de Janeiro: Elsevier, 2019.
PEREIRA, F. J. Softwares de Gestão para Microempresas. São Paulo: Editora Senac, 2021.
SANTANA, L. P. A Tecnologia e o Atendimento ao Cliente. Porto Alegre: Artmed, 2021.
SEBRAE. Anuário do Empreendedorismo. Brasília: SEBRAE, 2024a.
SEBRAE. Perfil do Microempreendedor Individual (MEI). São Paulo: SEBRAE, 2024b.
SEBRAE (2024c). Mapa de Empresas: Perfil Econômico do Brasil. Dispõe sobre o perfil e os dados econômicos das empresas no Brasil. Disponível em: https://datampe.sebrae.com.br/profile/geo/brasil. Acesso em: 08 nov. 2024.
SEBRAE (2024d). Colatina: Perfil econômico e empresarial. Dispõe sobre informações sobre empresas e dados econômicos da cidade de Colatina. Disponível em: https://datampe.sebrae.com.br/profile/geo/colatina?selector388id=sebraeCompanies5#bespoke-title-339. Acesso em: 09 nov. 2024.
SILVA, T. M. Tecnologia para Microempreendedores: Desafios e Oportunidades. São Paulo: Editora HSM, 2020.
YIN, R. K. Estudo de Caso: Planejamento e Métodos. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2018.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2025 Francisco Santos da Silva, Cláudia Guio Bragato (Autor/in)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Isso significa que você tem a liberdade de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, inclusive comercial.
O uso deste material está condicionado à atribuição apropriada ao(s) autor(es) original(is), fornecendo um link para a licença, e indicando se foram feitas alterações. A licença não exige permissão do autor ou da editora, desde que seguidas estas condições.
A logomarca da licença Creative Commons é exibida de maneira permanente no rodapé da revista.
Os direitos autorais do manuscrito podem ser retidos pelos autores sem restrições e solicitados a qualquer momento, mesmo após a publicação na revista.