Concorrência e inclusão: o papel transformador das empresas na sociedade
Competition and inclusion: the transformative role of companies in society
DOI:
https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i1.2025.920Palavras-chave:
Concorrência, Inclusão, Empresas, ESG (Ambiental, Social e Governança), Diversidade.Resumo
O presente artigo aborda a relação entre concorrência e inclusão, destacando o papel crucial das empresas na promoção da diversidade. O conceito ESG (Ambiental, Social e Governança) direciona as empresas para considerar não apenas o lucro, mas também seu impacto social e ambiental. No Brasil, apesar do número crescente de matrículas de pessoas com deficiência, apenas 1% está empregado, revelando um desafio na inclusão no mercado de trabalho. Empresas que promovem a diversidade colhem benefícios, impulsionando inovação e atraindo talentos diversos. O cumprimento do ESG e a criação de políticas de inclusão robustas são essenciais para uma sociedade mais igualitária.
Downloads
Referências
Baptista EA, Rigotti JI. A população de deficientes no Estado de Minas Gerais: uma análise exploratória a partir dos censos demográficos de 2000 e 2010 Cedeplar: Belo Horizonte; 2013.
Bardin L. Análise de conteúdo São Paulo: Edições 70; 2011.
Brasil. Lei n° 8.742, de 7 de dezembro de 1993. Lei orgânica da assistência social. Diário Oficial da União 1993; dez 8.
Brasil. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília (DF): Senado, 1988.
Brasil. Ministério da Saúde (MS). Secretaria de Vigilância em Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Política Nacional de Promoção da Saúde [Internet]. Brasília; 2010.
Organização das Nações Unidas (ONU). Thematic study on the work and employment of persons with disabilities Genebra: ONU; 2012.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2025 Maria Inês Vasconcelos (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Isso significa que você tem a liberdade de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, inclusive comercial.
O uso deste material está condicionado à atribuição apropriada ao(s) autor(es) original(is), fornecendo um link para a licença, e indicando se foram feitas alterações. A licença não exige permissão do autor ou da editora, desde que seguidas estas condições.
A logomarca da licença Creative Commons é exibida de maneira permanente no rodapé da revista.
Os direitos autorais do manuscrito podem ser retidos pelos autores sem restrições e solicitados a qualquer momento, mesmo após a publicação na revista.