INCIDENDÊNCIA DO GREENING NA REGIÃO DE ARARAQUARA – SP
DOI:
https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i2.2021.151Palavras-chave:
Citrus, Diaphorina citri, Doença, PsilídeoResumo
O huanglongbing (HLB) ou greening é considerado atualmente a doença com maior potencial destrutivo da citricultura mundial. O Brasil é um grande produtor de citrus, e o HLB prejudica e coloca em risco toda a cadeia de produção da cultura no país, ocasionando graves perdas. Podem ser destacadas como características desta doença a queda de frutos sintomáticos e redução da qualidade e produtividade. A capacidade de dispersão do inseto vetor, o psilídeo Diaphorina citri, entre áreas periféricas (bordaduras), além da capacidade de disseminação deste patógeno por insetos desenvolvidos em plantas contaminadas, demanda organização para o manejo de controle da doença, tornando tal ato muito difícil. Neste sentido, o presente trabalho teve como objetivo avaliar os índices de HLB, em área total de propriedades na região de Araraquara, SP. Foram realizadas inspeções nos relatórios fornecidos pela Fundecitrus e os dados obtidos foram submetidos à análise descritiva para avaliação da frequência de ocorrência da doença. Como resultado, foi observado que a pesquisa por amostragem é extremamente importante e eficiente no combate a doença, especialmente no início de seu aparecimento, permitindo concluir que é
1 Engenharia Agronômica. Araraquara - São Paulo Orientação de Profa. Dra. Anaira e Denise Caramelo Silveira
possível o controle da doença quanto o manejo é adequado.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Isso significa que você tem a liberdade de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, inclusive comercial.
O uso deste material está condicionado à atribuição apropriada ao(s) autor(es) original(is), fornecendo um link para a licença, e indicando se foram feitas alterações. A licença não exige permissão do autor ou da editora, desde que seguidas estas condições.
A logomarca da licença Creative Commons é exibida de maneira permanente no rodapé da revista.
Os direitos autorais do manuscrito podem ser retidos pelos autores sem restrições e solicitados a qualquer momento, mesmo após a publicação na revista.