DESENVOLVIMENTO ESTRATÉGICO DA LEITURA COMPREENSIVA PARA UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA EM NDALATANDO
STRATEGIC DEVELOPMENT OF COMPREHENSIVE READING FOR INCLUSIVE EDUCATION OF STUDENTS WITH DISABILITIES IN NDALATANDO
DOI:
https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i1.2025.919Palavras-chave:
Desenvolvimento, Leitura compreensiva, Educação inclusiva, Deficiência.Resumo
Esta pesquisa tem como objectivo geral apresentar o desenvolvimento de uma estratégia da leitura compreensiva para uma educação inclusiva dos alunos com deficiência em Ndalatando, Província do Cuanza norte, com uma natureza qualitativa e quantitativa, a temática da leitura compreensiva para uma educação inclusiva dos alunos com deficiência. Trata-se de compreender os agentes de mudança social o que significa para eles, que os seus alunos adquiram uma leitura compreensiva, de forma a desdobrar estratégias que os envolva na intervenção educativa e assim, contribuir para uma leitura compreensiva para uma educação inclusiva dos alunos com deficiência e prepará-los para a sua vida adulta e independente, acompanhar o percurso histórico das pessoas com deficiência, ao longo do tempo, é no entanto muito importante, no intuito de analisar mudanças na percepção social. Utilizaram-se métodos de investigação como: a analises - sínteses, o dedutivo-indutivo, e como técnicas de investigação como: a observação, e a entrevista, as quais permitiram-nos comprovar as limitações para identificar e investigar sobre a problemática da leitura compreensiva para uma educação inclusiva dos alunos com deficiência. O estudo revela que para a melhoria da leitura compreensiva
para uma educação inclusiva, é necessária ter em conta a valorização que os agentes de mudança social atribuem às dimensões de bem-estar emocional, sociais e educativos. Como principais obstáculos sobressaem as atitudes de cepticismo e iniquidade, a resposta parcial do sistema educativo e a manutenção da carência de intervenção dos agentes educativos.
Downloads
Referências
Almeida, E. C. (2000). Leitura e surdez: um estudo com adultos não oralizados. Rio de Janeiro: Revinter.
Català, G. Molina, E.; Monclús, R. (2001) Evaluación de la comprensión lectora: pruebas ACL (1º – 6º de primaria). Barcelona: Editorial Graó.
Facanha, Alessandro Augusto de Barros (2021). A leitura compreensiva como uma habilidade para o ensino de ciências: um estudo com professores em formação. Revista Teias, Rio Grande do Norte, v. 22 • n. 66, jul./set. DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2021.52881
Geraldi, J.V. (1993). Portos de Passagem. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes.
Góes, M. C. R. (1999). Linguagem, surdez e educação. Campinas: Autores Associados.
Jou, Graciela Inchausti de e Sperb, Tania Mara (2008). Leitura compreensiva: o processo instrucional. Linguagem & Ensino, Pelotas,Rio Grande do Sul, v.11, n.1, p.145-177, jan./jun. DOI: https://doi.org/10.15210/rle.v11i1.15677
Lencastre, L. (2003). Leitura: A Compreensão de Textos. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
Paccini, V. L. R. (2007). Caminhos para uma prática inclusiva de leitura e escrita na escola. Marília. 177p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Campus de Marília, Universidade Estadual Paulista.
Pereira, M. C. C.; Karnopp, L. B. (2003). Leitura e surdez. Letras de hoje. Porto Alegre. v. 39, n. 3, p.165-177, Set.
Pocinho, Margarida Maria Ferreira Diogo Dias (2007). Prevenção da iliteracia: processos cognitivos implicados na leitura. Revista Iberoamericana de Educación, ISSN: 1681-5653 n.º 44/3 – 25 de outubro. DOI: https://doi.org/10.35362/rie4432242
Rebelo, J. A. S. (1988). Disléxicos e aprendizagem da leitura. Revista Portuguesa de Pedagogia, XXII, 39-66.
Santos, I. M. (2010). Inclusão escolar e educação para todos. Porto Alegre: PPGEDU/UFRGS. Tese de Doutorado.
Santos, M. R. M. (2008). O Estudo das Inferências na Compreensão do Texto Escrito. Dissertação (Mestrado em Linguística Educacional) - Faculdade de Letras da Universidade De Lisboa, Lisboa.
Sim-Sim, I., Duarte, C., e Micaelo, M. (2007). O ensino da leitura: A compreensão de textos. Lisboa: Ministério da Educação/DGIDC.
Soares, M. (2002). Novas práticas de leitura e escrita: letramento na cibercultura. Educação & Sociedade: Revista de Ciência da Educação/Centro de Estudos Educação e Sociedade, Campinas, v.23, n81, p.143-160, dez. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302002008100008
Viana, F. L., Ribeiro, I. S., Fernandes, I., Ferreira, A., Leitão, C., Gomes, S.,Mendonça, S., e Pereira, L. (2018). O ensino da compreensão leitora. Da teoria à prática pedagógica. Um programa de intervenção para o 1.º ciclo do Ensino Básico. 2ª Ed., Coimbra: Edições Almedina.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2025 Valdmir Francisco Manuel Gamboa, Adilson Armando dos Santos Manico, Manuel Francisco da Silva, Ngombo Rodrigues Lucau, Domingos Miranda Neto (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Isso significa que você tem a liberdade de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, inclusive comercial.
O uso deste material está condicionado à atribuição apropriada ao(s) autor(es) original(is), fornecendo um link para a licença, e indicando se foram feitas alterações. A licença não exige permissão do autor ou da editora, desde que seguidas estas condições.
A logomarca da licença Creative Commons é exibida de maneira permanente no rodapé da revista.
Os direitos autorais do manuscrito podem ser retidos pelos autores sem restrições e solicitados a qualquer momento, mesmo após a publicação na revista.