Pesquisa (auto)biográfi ca
palavra, sujeito e experiência em narrativa poética
DOI:
https://doi.org/10.51473/rcmos.v2i1.318Palavras-chave:
Pesquisa (Auto)biográfi ca, o sujeito, experiênciaResumo
Este artigo objetiva fazer algumas pontuações sobre o campo investigativo da Pesquisa (Auto)biográfi ca, abordando a experiência como um conceito estruturante desse campo, refl etir sobre a concepção de sujeito biográfi co e a palavra como uma das matérias-primas da narrativa (Auto)-Biografi a, bem como argumentar sobre a pertinência da escrita poética na produção acadêmico-cientifi ca. O artigo está estruturado em seções, a saber: Introdução; Pesquisa (Auto)Biográfi ca: notas históricas e pontuações do campo; O sujeito e a experiência: dueto polissêmico, polirrítmico, polifônico, policrômico e notas inconclusivas, onde destaco as bases epistemológicas e metodológicas da Pesquisa (AUTO)Biográfi ca como um movimento de ruptura do paradigma da ciência moderna que sacraliza o sujeito universal e a generalização, pois interessa-se pelos sentidos e signifi cados que o sujeito-experiência- o sujeito biográfi co- atribui às suas narrativas e como se reinventa. As refl exões apresentadas dialogam com alguns teóricos desse campo investigativo, com relevo para as produções de Souza (2008, 2010, 2014, 2018), Passeggi (2016, 2017), Larrosa (2002, 2003, 2005), Delory-Momberger (2012, 2016, 2018, 2019), bem como estabelece interlocução com a poética insubmissa de Evaristo (2008) e a poligamia da linguagem na poesia de Gonçalves (2020).
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Isso significa que você tem a liberdade de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, inclusive comercial.
O uso deste material está condicionado à atribuição apropriada ao(s) autor(es) original(is), fornecendo um link para a licença, e indicando se foram feitas alterações. A licença não exige permissão do autor ou da editora, desde que seguidas estas condições.
A logomarca da licença Creative Commons é exibida de maneira permanente no rodapé da revista.
Os direitos autorais do manuscrito podem ser retidos pelos autores sem restrições e solicitados a qualquer momento, mesmo após a publicação na revista.