Linguística aplicada no campo da globalização da língua inglesa
DOI:
https://doi.org/10.51473/rcmos.v2i2.452Palavras-chave:
Linguística Aplicada, Globalização, Língua InglesaResumo
Este artigo tem como objetivo analisar a linguística aplicada no campo da globalização da língua inglesa na contemporaneidade. Na competência dessa refl exão, sugestiona-se, à explicação da linguística aplicada, contemplando o inglês como uma ferramenta idiomática da comunicação global, utilizada por distintas nações e culturas e por isso mesmo, aponta-se a inevitabilidade de reconsiderar, tal como o progresso da educação crítica que agem no sentido de descolonizar essa língua, com pontos de vistas que favoreçam o desenvolvimento de aprendizes críticos, para poder trabalhar com a diversidade linguística e suas causas modernas, cujas considerações são feitas por meio da língua inglesa, assim, solicitando a comunicação, quer seja oral, ou escrita, por dentro de uma língua desenganchada de suas origens. Metodologicamente, a investigação está organizada à luz da revisão bibliográfi ca assim, o processo de levantamento e análise qualitativa será demonstrado no que já foi publicado sobre a temática. Como principal aporte teórico destaca-se Moita Lopes (1996, 1998, 2006, 2009) Kumaravadivelu (2006), Celani (1998), e dentre outros autores, que sustentam à discussão da temática. É indispensável, ultrapassar as limitações suportadas por grande parte do trabalho elaborado em Linguística Aplicada (LA) até o presente momento, para que seja aceitável o começo de um lugar que benefi cie um movimento constante de reflexão e ação ao redor da formação do futuro docente de linguagens, especialmente da língua inglesa.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Isso significa que você tem a liberdade de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, inclusive comercial.
O uso deste material está condicionado à atribuição apropriada ao(s) autor(es) original(is), fornecendo um link para a licença, e indicando se foram feitas alterações. A licença não exige permissão do autor ou da editora, desde que seguidas estas condições.
A logomarca da licença Creative Commons é exibida de maneira permanente no rodapé da revista.
Os direitos autorais do manuscrito podem ser retidos pelos autores sem restrições e solicitados a qualquer momento, mesmo após a publicação na revista.