O FUNDAMENTALISMO RELIGIOSO E SUA APROXIMAÇÃO DO MONOTEÍSMO
DOI:
https://doi.org/10.51473/ed.al.v3i1.624Palavras-chave:
Monoteísmo, fundamentalismo, religiãoResumo
Esta pesquisa busca compreender a aproximação do fundamentalismo ao monoteísmo. O fundamentalismo surgiu como um resgate da tradição cristã em meio as transformações socioculturais. A modernidade oriunda do iluminismo provocou dentro dos fundamentalistas uma cisão que convergiu na formação de duas vertentes teológicas. Uma vertente de cunho liberal que se associou aos humanistas e as ciências sociais tornando-se uma teologia liberal. A outra vertente manteve-se atrelada ao conservadorismo e tradições da igreja primitiva. O fundamentalismo seperdeu ao encontrar com uma sociedade cíclica que avançava a passos largos. Isto provocou reações severas e críticas a sociedade moderna. Os avanços levaram ao surgimento de um pentecostalismo midiático que conduziu o fundamentalismo abancarrota. Na primavera árabe a expansão do Islamismo trouxe à tona o fundamentalismo, porém em uma releitura extremista. Esse extremismo revelou ao mundo toda violência e perseguição de pessoas e nações que aconteciam como preservação da Moral e da defesa do nome de Deus.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Isso significa que você tem a liberdade de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, inclusive comercial.
O uso deste material está condicionado à atribuição apropriada ao(s) autor(es) original(is), fornecendo um link para a licença, e indicando se foram feitas alterações. A licença não exige permissão do autor ou da editora, desde que seguidas estas condições.
A logomarca da licença Creative Commons é exibida de maneira permanente no rodapé da revista.
Os direitos autorais do manuscrito podem ser retidos pelos autores sem restrições e solicitados a qualquer momento, mesmo após a publicação na revista.