Atuação do esteticista no pré e pós-operatório de abdominoplastia
Performance of aestheticist in the pre and post-operative of abdominoplasty
DOI:
https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i4.2021.49Palavras-chave:
Abdominoplastia, Pré e pós operatório, Eletroterapia, EsteticistaResumo
A estética está em evidência. A efetividade de uma cirurgia plástica não depende unicamente da sua organização cirúrgico pois a atenção com os cuidados no pré e pós-operatório tem evidenciado fator preventivo de prováveis complicações e promoção de um resultado estético mais satisfatório, nesse contexto a abdominoplastia é uma cirurgia comum entre as mulheres, e sua realização acontece normalmente após perda de peso excessivo, perda da musculatura e após a gestação. O presente estudo teve como propósito analisar a atuação do esteticista antes e após a realização da abdominoplastia, verificando se as abordagens estéticas adotadas são efetivas para proporcionar o restabelecimento completo do paciente, e evitar as possíveis intercorrências. Se realizo uma revisão bibliográfica sobre a temática em destaque em livros e periódicos, este artigo também é observacional e descritivo, caracteriza-se por um estudo de prevalência realizado com um grupo de oito pacientes do sexo feminino que previamente foram submetidas a uma cirurgia de abdominoplastia, na cidade de Belo Horizonte Minas Gerais. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi um questionário estruturado e investigativo sobre o pré e pós-operatório da abdominoplastia. A estética está fundamentada em conceitos científicos sólidos e muito tem contribuído tanto no pré quanto no pós-operatório, prevenindo e/ou tratando as complicações advindas das cirúrgicas plásticas, propiciando ainda a redução da apreensão pós-operatória, edemas habituais advindos do trauma cirúrgico, fibroses e cicatrizes.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2021 Wanessa de Oliveira Souza (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Isso significa que você tem a liberdade de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, inclusive comercial.
O uso deste material está condicionado à atribuição apropriada ao(s) autor(es) original(is), fornecendo um link para a licença, e indicando se foram feitas alterações. A licença não exige permissão do autor ou da editora, desde que seguidas estas condições.
A logomarca da licença Creative Commons é exibida de maneira permanente no rodapé da revista.
Os direitos autorais do manuscrito podem ser retidos pelos autores sem restrições e solicitados a qualquer momento, mesmo após a publicação na revista.