Da evasão no contexto da educação a distância
uma revisão sobre o “pré” e o “pós” pandemia em todos os níveis educacionais
DOI:
https://doi.org/10.51473/rcmos.v2i2.347Palavras-chave:
Evasão Educacional, Educação a Distância, Fatores e SoluçõesResumo
A Educação a Distância (EAD) se popularizou ao longo das últimas décadas no contexto do Ensino Superior, mas novos dilemas foram trazidos ao ensino não-presencial a partir de sua adoção “emergencial” no contexto da pandemia de Covid-19, trazendo problemas que se estendem a todos os níveis de ensino, como a evasão educacional, fenômeno no qual alunos abandonam o processo educacional. O presente artigo científi co busca analisar o fenômeno da evasão educacional nas perspectivas “pré” e “pós” pandemia, dando ênfase para os fatores que geram tal fenômeno a todos os níveis de ensino, bem como na apresentação de possíveis soluções para a problemática. Os resultados revelaram uma série de fatores que proporcionam a evasão no âmbito da EAD, como a escassez de tempo, necessidade de ingresso no mercado de trabalho, difi culdades na interação com tutores, colegas e com as próprias instituições, difi culdades em lidar com tecnologias, dentre inúmeros outros.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Isso significa que você tem a liberdade de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, inclusive comercial.
O uso deste material está condicionado à atribuição apropriada ao(s) autor(es) original(is), fornecendo um link para a licença, e indicando se foram feitas alterações. A licença não exige permissão do autor ou da editora, desde que seguidas estas condições.
A logomarca da licença Creative Commons é exibida de maneira permanente no rodapé da revista.
Os direitos autorais do manuscrito podem ser retidos pelos autores sem restrições e solicitados a qualquer momento, mesmo após a publicação na revista.