INTERVENÇÃO DA FISIOTERAPIA NO TRATAMENTO DE FIBROSE CICATRICIAL NO PÓS-OPERATÓRIO DE CIRURGIA ESTÉTICA
DOI:
https://doi.org/10.51473/rcmos.v2i1.2022.74Palavras-chave:
Fibrose Cicatricial, Fisioterapia, Pós-OperatórioResumo
A fibrose é uma alteração que ocorre no pós-operatório, trata-se da formação ou desenvolvimento excessivo de tecido fibroso que acontece após um trauma, apresentando-se como processo reparativo. Dentre os principais recursos usados para tratamento, tem-se: Drenagem Linfática Manual (DLM) e massagem manual, cinesioterapia, US, laser terapêutico, radiofrequência Objetivo: Pesquisar referências bibliográficas para evidenciar benefícios do atendimento fisioterapêutico no tratamento da Fibrose Cicatricial no pós-operatório de cirurgia plástica. Metodologia: Trata-se de uma revisão de literatura. Utilizaram-se artigos (publicados entre 2008 a 2019) pesquisados nas bibliotecas virtuais Google Acadêmico, Lilacs e Scielo. Resultados: Foram encontrados oito artigos publicados entre 2008 a 2019 onde todos demonstraram a eficácia da fisioterapia na modulação da resposta inflamatória e cicatricial, atuando no tratamento de fibroses cicatriciais. Conclusão: Percebeu-se ser extremamente importante uma minuciosa avaliação do tecido por parte do fisioterapeuta para eleger o método mais condizente ao caso garantindo uma recuperação cirúrgica rápida e eficiente.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Isso significa que você tem a liberdade de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, inclusive comercial.
O uso deste material está condicionado à atribuição apropriada ao(s) autor(es) original(is), fornecendo um link para a licença, e indicando se foram feitas alterações. A licença não exige permissão do autor ou da editora, desde que seguidas estas condições.
A logomarca da licença Creative Commons é exibida de maneira permanente no rodapé da revista.
Os direitos autorais do manuscrito podem ser retidos pelos autores sem restrições e solicitados a qualquer momento, mesmo após a publicação na revista.