A IMPORTÂNCIA DA GOVERNANÇA CORPORATIVA PARA A GESTÃO FINANCEIRA DAS ORGANIZAÇÕES EMPRESARIAIS: UMA IDEIA REVOLUCIONÁRIA PARA ALCANÇAR O SUCESSO
DOI:
https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i1.2021.662Palavras-chave:
Gestão Financeira. Tomada de Decisão. Governança Corporativa. Indicadores de Desempenho.Resumo
O presente estudo analisou as relações de Gestão Financeira e Governança Corporativa de Micro e Pequenas Empresas e o seu desempenho financeiro. A saber quais os motivos que levam uma micro e pequena empresa fechar. Ao não realizar um planejamento de investimento, gastar além do que realmente fatura e dificuldade de controlar as contas é algo que muitos empreendedores sofrem. Com a economia mundial e o comércio internacional cada vez mais integrado e difuso. As micros e pequenas empresas se encontram numa rivalidade competitiva entre os concorrentes, e ter bons métodos quantitativos e qualitativos para análise de decisões são alguns indicadores de desempenho (KPIs). Das pequenas organizações a grandes multinacionais do mundo, buscam continuamente um cenário futuro previsível e rentável. De forma que possam controlar ou se antever a quaisquer eventualidades através da governança financeira. No mercado financeiro nota-se uma crescente busca das organizações por mais informações e dados que auxiliem nas providências de sua tomada de decisão. A Gestão Financeira vem aumentando sua área de atuação nas necessidades: de caixa; planejamento; pesquisa e decisões de gastos de capital. A gestão financeira como uma ferramenta apurada se torna um privilégio na tomada de decisão da organização, vislumbrando cenários futuros, que se utilizado corretamente alavanca lucros.
Downloads
Referências
BASSO, S. M. Site Otimizy. Afinal, Por Que As Empresas Quebram? Publicado em 19 jan. 2017. Disponível:https://site.otimizy.com.br/blog/por-que-as-empresas-quebram//. Acesso em: 19 mar. 2021.
BRAGA, R. Fundamentos e técnicas de administração financeira. São Paulo: Atlas, 1995.
CREDIT SUISSE HEDGING-GRIFFO. Manual de Gestão de Risco, mar. 2018. Disponível em: htps://www.cshg.com.br/site/publico/download/arquivos/icvm558/Politica_de_Gestao_de_Risco.pdf. Acesso em: 21 mar. 2021.
FONSECA, C.; SILVEIRA, R. L. FRANCO da. Governança Corporativa e Custo de Capital de Terceiros: Evidências Entre Empresas Brasileiras de Capital Aberto. Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp, 2016. Disponível em: < https://seer.ufrgs.br/read/article/view/62739/37601>. Acesso em: 20 março de 2021.
GIL, A. C. Gestão de Pessoas: Enfoque nos Papéis Profissionais, São Paulo: Atlas, 2002.
GITMAN, Lawrence J. Princípios de Administração Financeira. 7ª edição. São Paulo: Harbra, 2002.
MELLAGI FILHO, A. ISHIKAWA, S. Mercado Financeiro e de Capitais. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2012
QIPU – Contabilidade Online - Planejamento financeiro nas micro e pequenas empresas: como fazer em 7 passos. Publicado em 22 de outubro de 2020. Disponível em: https://www.qipu.com.br/blog/planejamento-financeiro-nas-micro-e-pequenas-empresas/#gsc.tab=0. Acesso em: 15 mar. 2021.
SITE MULT TELAS. Disponível em https://www.multtelas.net.br/>. Pesquisado em 25 março 2021
Site Suno Economia. IBGE: 21% das empresas quebram após o primeiro ano em atividade. Por Jader Lazarini. Publicado em 17/10/2019 12:02. Disponível:<https://www.suno.com.br/noticias/ibge-empresas-quebram-apos-um-ano/>. Acesso em: 17 março de 2021.
TOMASELLI, I. Investimentos e a Importância da Análise De Riscos. Revista Referência, mai. 2016. Disponível: hhtp://www.stcp.com.br/wp-content/ uploads/2017/01/Ivan_Tomaselli_Revista_Referencia_MAI2016.pdf. Acesso em: 20 mar. 2021.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 William Pacheco Machado, Hugo Silva Ferreira (Autor/in)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Isso significa que você tem a liberdade de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, inclusive comercial.
O uso deste material está condicionado à atribuição apropriada ao(s) autor(es) original(is), fornecendo um link para a licença, e indicando se foram feitas alterações. A licença não exige permissão do autor ou da editora, desde que seguidas estas condições.
A logomarca da licença Creative Commons é exibida de maneira permanente no rodapé da revista.
Os direitos autorais do manuscrito podem ser retidos pelos autores sem restrições e solicitados a qualquer momento, mesmo após a publicação na revista.