MARKETING DE NOVO PRODUTO - INOVAÇÃO PARA O PÚBLICO ACADÊMICO, UM ESTUDO DE CASO
DOI:
https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i1.2021.673Palavras-chave:
Marketing de novo produto. Inovação. Produtos. MarketingResumo
O lançamento de novos produtos no mercado constitui uma prática usual para algumas empresas, sendo ações garantidoras para sua permanência e criação de valores competitivos. O presente trabalho tem como objetivo apresentar um estudo de caso de uma empresa em lançamento de curso de EAD para formação e capacitação docente com a ótica voltada para planejamento de marketing. Com metodologia fundada na observação, pesquisa bibliográfica em artigos e livros, análise documental e análise de contexto, tangenciadas às pesquisas qualitativas. Percebe-se assim a viabilidade da coleta crítica de dados para o planejamento de marketing. A partir dos dados, é possível extrair informações científicas das ações tomadas mostrando todo o projeto e desenvolvimento deste produto inovador, assim como o planejamento tático e estratégico para tomada das decisões. Este trabalho é orientativo e serve como instrumento para empreendedores e acadêmicos no desenvolvimento de novos produtos e novas pesquisas, respectivamente.
Downloads
Referências
Anuário Brasileiro da Educação Básica 2019, editado pela Editora Moderna em parceria com o Todos pela Educação.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Estudo exploratório sobre o professor brasileiro: com base nos resultados do Censo Escolar da Educação Básica 2007. Brasília, 2009. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/
estudoprofessor.pdf. Acesso em: 23 Dez. 2020.
IBOPE Inteligência. Pesquisa Profissão Docente, 2018.
CARVALHO, Maria. Perfil do Professor da Educação Básica: Relatos de Pesquisa 41. INEP, São Paulo, 2018. Disponível em: < http://portal.inep.gov.br/informacao-da-publicacao/-
v. 7 ed. especial (2021): RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar O Saber. ISSN: 2675-9128
/asset_publisher/6JYIsGMAMkW1/document/id/1473981#:~:text=S%C3%A3o%20analisadas%20caracter%C3%ADsticas%20demogr%C3%A1ficas%2C%20do,etapas%20iniciais%20da%20educa%C3%A7%C3%A3o%20b%C3%A1sica.>. Acesso em: 01 Jan de 2021.
IKEDA, A.N. As atividades de marketing no processo de criação de pequenas empresas por empreendedores: um estudo de caso. 1988. Dissertação (Mestrado em Administração) — Programa de Pós-Graduação em Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo, São Paulo, São Paulo, Brasil
KOTLER, P. – Administração de Marketing – 10ª Ed. 7ª reimpressão. Tradução de Bazán Tecnologia e Linguística; revisão técnica Arão Sapiro. São Paulo: Prentice Hall, 2000.
MOTTA, S., et. al. Processo de desenvolvimento e lançamento de novos produtos em pequena empresa: um estudo de caso, R. Adm., São Paulo, v.42, n.3, p.373-383, jul./ago./set. 2007. Disponível em: http://200.232.30.99/download.asp?file=V4203373.pdf. Acesso em: 01 Dez de 2020.
NEVES, M. F.; CASTRO, L. T. Marketing e estratégia em agronegócios e alimentos. São Paulo: Atlas S.A./ PENSA, 2003.
KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de Marketing. 12 ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Hugo Silva Ferreira (Autor/in)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Isso significa que você tem a liberdade de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, inclusive comercial.
O uso deste material está condicionado à atribuição apropriada ao(s) autor(es) original(is), fornecendo um link para a licença, e indicando se foram feitas alterações. A licença não exige permissão do autor ou da editora, desde que seguidas estas condições.
A logomarca da licença Creative Commons é exibida de maneira permanente no rodapé da revista.
Os direitos autorais do manuscrito podem ser retidos pelos autores sem restrições e solicitados a qualquer momento, mesmo após a publicação na revista.