OS DESAFIOS DO PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DAS EMPRESAS: NOVOS RUMOS DE NEGÓCIOS PARA EMPRESAS BRASILEIRAS
DOI:
https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i1.2021.698Palavras-chave:
Internacionalização, globalização, processo, desafio.Resumo
A globalização e os avanços tecnológicos fizeram com que o mundo mudasse e o mundo dos negócios obrigou-se acompanhar tamanho acontecimento. A internacionalização de uma empresa é um processo novo, complexo e moderno de integração cultural, comercial e econômico, entendê-lo requer um amplo estudo de estratégias, cultura, costumes e obstáculos que poderão vir a ter durante a internacionalização. Em pesquisa realizada, em junho de 2017, com 229 empresas brasileiras, pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – Apex-Brasil, concluiu-se que os Estados Unidos é o país que fica na preferência de 68 % de empresários e empreendedores nacionais, seguido da Colômbia com 23,4%, México com 21,3%, Argentina com 17,7%. Por outro lado, a participação do país no comércio internacional não acompanhou esse número: menos de 20 mil empresas brasileiras exportaram. Isso significa que, além de inúmeras oportunidades, o Brasil também enfrenta enormes desafios. Internacionalização refere-se à integração com o mercado além das fronteiras. Desde a importação e exportação de produtos e serviços até a produção no mercado externo, este é um fenômeno. As principais vantagens na busca do processo são ganhos de novos mercados, diminuição dos custos, criação de uma marca global, entre outros. No início das operações internacionais, é fundamental que a empresa já tenha desenvolvido todos os planos de ação de comercialização para não prejudicar a rentabilidade no mercado.
Downloads
Referências
CORTIÑAS L., J. M. Comércio exterior competitivo. São Paulo: Aduaneiras, 2010.
CAVUSGIL, S. Tamer; KNIGHT, G. A; RIESENBERGER, John R. Negócios internacionais: estratégia, gestão e novas realidades. São Paulo: Pearson, 2010.
LAMB, P. W., LIESCH, P. W. The internationalization process of the smaller firm: Reframing the relationships between market commitment, knowledge and involvement. Management International Review, 42 (1), 7–26, 2002.
ROWDEN, Robert W. Research note: how a small business enters the international market. Thunder-bird International Business Review, v. 43, n. 2, pp. 257-268, Glendale, February, 2001.
WIEDERSHEIM-PAUL, F.; WELCH, L. S.; OLSON, H. C. Before the first export order: A behavioral model. Working paper, n. 10, nov., 1975.
Pesquisa AMPEX Brasil, sobre internacionaliza, 2017 [on line]. Disponível em: http:// arq.apexbrasil.com.br/midiasocial/PesquisaApexBrasilsobreInternacionaliza%C3%A7%C3%A3odeEmpresas. 2017. Acessado em 05 out. 2020.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 George Hudson Machado Araújo (Autor/in)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Isso significa que você tem a liberdade de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, inclusive comercial.
O uso deste material está condicionado à atribuição apropriada ao(s) autor(es) original(is), fornecendo um link para a licença, e indicando se foram feitas alterações. A licença não exige permissão do autor ou da editora, desde que seguidas estas condições.
A logomarca da licença Creative Commons é exibida de maneira permanente no rodapé da revista.
Os direitos autorais do manuscrito podem ser retidos pelos autores sem restrições e solicitados a qualquer momento, mesmo após a publicação na revista.