A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO ENSINO REGULAR
DOI:
https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i7.2021.121Palavras-chave:
Inclusão Escolar, Deficiência Visual, Ensino Regular, Mediador, ProfessorResumo
No contexto médico, a cegueira é considerada um transtorno que pode afetar uma ou várias funções do aparato ótico, que terá a função de decodificar as informações que são enviadas a ele, do ambiente externo, para que a visão seja formada. Este estudo tem como objetivo discutir maneiras com as quais os alunos cegos podem ser incluídos no ensino regular, além de conceituar a cegueira; apresentar as patologias que causam a cegueira; demonstrar as características das crianças com deficiência visual; relacionar como é realizada a inclusão de crianças cegas no ensino regular, trazendo esclarecimentos para educadores, para as famílias das crianças com cegueira e para a sociedade de modo geral. A escola inclusiva, como formadora de indivíduos conscientes, deve estar preparada para disponibilizar uma educação que dê valor e respeite o aluno com ou sem necessidade educacional especial. Necessitando assim, de estrutura e profissionais especializados que sejam capazes de contribuir para o processo de aprendizagem. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica qualitativa em livros, artigos, revistas e monografias sobre o tema. Conclui-se que é possível realizar a inclusão de alunos cegos no ensino regular, principalmente, existindo um professor especializado e um mediador que possam contribuir para o desenvolvimento e aprendizagem desta criança.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Isso significa que você tem a liberdade de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, inclusive comercial.
O uso deste material está condicionado à atribuição apropriada ao(s) autor(es) original(is), fornecendo um link para a licença, e indicando se foram feitas alterações. A licença não exige permissão do autor ou da editora, desde que seguidas estas condições.
A logomarca da licença Creative Commons é exibida de maneira permanente no rodapé da revista.
Os direitos autorais do manuscrito podem ser retidos pelos autores sem restrições e solicitados a qualquer momento, mesmo após a publicação na revista.