OS DESAFIOS DO ENSINO MÉDIO NA PRODUÇÃO DISSERTATIVA ARGUMENTATIVA E ENEM
UM OLHAR SOBRE A PRÁTICA DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.51473/ed.al.v3i1.596Palavras-chave:
Redação, ENEM, Texto dissertativo argumentativo, Prática docenteResumo
A redação para o Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM, tem mostrado uma referência desafi adora para professores e alunos, considerando as peculiaridades da tipologia textual exigida, - dissertativa argumentativa, cuja produção é moldada a partir das exigências presentes na Cartilha do Participante, um dos documentos ofi ciais do INEP, que orienta a referida prova. Necessário ressaltar a carência e a precariedade de laboratórios de Redação nas escolas públicas, de ações docentes que priorizem conteúdos interativos, de melhor conexão professor x aluno, dentre outros fatores tem motivado contínuas pesquisas a respeito. Sobre esta prova, no que diz respeito às exigências da escrita, é visível que estas acabam por impactar as práticas docentes em relação ao ensino da escrita, especialmente na 3ª série, momento em que as aulas de Língua Portuguesa e Redação são direcionadas à preparação desse exame. Foi possível compreender a partir da pesquisa, sobre alunos com diferentes níveis de escrita, de argumentação, como também professores com carga horária extensa que difi culta uma devolutiva individual e produtiva para os trabalhos. O presente artigo objetiva conhecer e refl etir sobre a infl uência da prova de Redação do ENEM nas práticas metodológicas dos professores de Língua Portuguesa, entender de que forma isso se materializa na rotina docente. É também intenção deste, conhecer a opinião de professores das redes públicas de Ensino Médio sobre a prova de Redação do ENEM, considerando a importância deles no processo de renovação das práticas de ensino nas escolas. Durante a pesquisa, foi possível perceber que o trabalho do docente, na vivência de produção textual, é marcado em parte, pelas orientações contidas na Cartilha do Participante, o que torna essa ação voltada para o treino de uma escrita limitada aos moldes propostos pelo ENEM.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Isso significa que você tem a liberdade de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, inclusive comercial.
O uso deste material está condicionado à atribuição apropriada ao(s) autor(es) original(is), fornecendo um link para a licença, e indicando se foram feitas alterações. A licença não exige permissão do autor ou da editora, desde que seguidas estas condições.
A logomarca da licença Creative Commons é exibida de maneira permanente no rodapé da revista.
Os direitos autorais do manuscrito podem ser retidos pelos autores sem restrições e solicitados a qualquer momento, mesmo após a publicação na revista.