Desafios e Adaptações: Vivendo com Visão Monocular

Autores

  • VIEIRA M.A.O Autor/in

DOI:

https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i1.2024.591

Resumo

 O texto aborda a experiência de um professor com deficiência visual monocular, destacando os desafios enfrentados em diversos ambientes. A deficiência visual monocular, frequentemente subestimada, afeta a percepção de profundidade e o campo visual, impactando a autoestima e a confiança pessoal. No ambiente profissional, o capacitismo se manifesta através da falta de oportunidades e acomodações adequadas, limitando o potencial de crescimento das pessoas com essa condição. O autor relata sua experiência pessoal, desde o descolamento abrupto de retina que resultou na perda da visão direita, enfrentando preconceitos e subestimando suas habilidades. No entanto, essas dificuldades motivaram a busca por soluções criativas e o desenvolvimento de resiliência. O texto também destaca a importância de políticas públicas inclusivas, educação e sensibilização para combater o capacitismo e promover a inclusão. No ambiente de trabalho, adaptações específicas são necessárias para atender às necessidades de pessoas com deficiência visual monocular. O estudo qualitativo proposto visa explorar as experiências de indivíduos com essa deficiência, utilizando entrevistas semiestruturadas para coletar dados sobre desafios diários, experiências de capacitismo e estratégias de adaptação. Os resultados podem influenciar políticas públicas, práticas educacionais e o desenvolvimento de tecnologias assistivas, promovendo um futuro mais inclusivo e equitativo. A luta contra o capacitismo requer o compromisso de todos os setores da sociedade, valorizando a diversidade funcional e respeitando as necessidades das pessoas com deficiência.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • VIEIRA M.A.O

    [1] Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de Fortaleza- UNIFOR (1991).
    Especialização em Gestão e Políticas Culturais pela Universitat de Girona, UDG, Espanha (2018).
    Mestrado em Políticas Públicas e Sociedade pela Universidade Estadual do Ceará- UECE (2004).
    Professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará- IFCE (2019- atual),
    lotado no IFCE campus Fortaleza. Professor substituto da Universidade Estadual do Ceará (2000-2004).
    Professor celetista da Faculdade do Vale do Jaguaribe- FVJ (2012-2019), Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza- FAMETRO (2012-2018) e Centro Universitário Farias Brito (2014-2016). Como gestor público, já atuou como Secretário de Cultura de Itapipoca/CE; Secretário de Cultura Turismo e Esporte de Maranguape/CE; Secretário da Secretaria Executiva da Regional III da Prefeitura de Fortaleza/CE; Secretário do Meio Ambiente de Maracanaú/CE; Secretário de turismo e Cultura de Aracati/CE; Secretário adjunto de cultura de Pacatuba/CE; Chefe de Gabinete da Secretaria Executiva da Regional III da Prefeitura de Fortaleza/CE; Coordenador de Educação Ambiental e Articulação Social do Governo Estadual do Ceará. Membro das Câmaras Técnicas do Conselho Nacional de Meio Ambiente Conama: Câmara Técnica de Atividades Minerárias, Energéticas e de Infraestrutura, Câmara Técnica Órgão Assessor da Política Nacional de Educação Ambiental /PNEA, Câmara Técnica de Educação Ambiental; Membro do Comitê de Bacias Região Metropolitana de Fortaleza/RMF/SRH/COGERH;
    Câmara Técnica Setorial da Reciclagem. Técnico de sustentabilidade do Projeto Paulo Freire/SDA/FIDA/ONU. Fotógrafo profissional, com várias exposições, livros, CD, revistas e experiências nacional e internacional. Tem experiência na área de ensino, pesquisa e extensão em Sociologia, com ênfase em Fundamentos da Sociologia e questões ambientais, atuando principalmente nas seguintes disciplinas: sociologia da educação, movimentos sociais, cultura brasileira, marketing cultural, informática educativa, gestão e educação ambiental e direitos culturais. 

Referências

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. DF: Centro Gráfico, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm Acesso em: 30 nov. 2022.

BRASIL. Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida dá outras providências. Brasília, 2000. Disponível http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L10098.htm. Acesso em: 29 nov. de 2022.

FERRAMENTAS GRATUITAS DE TECNOLOGIA ASSISTIVA, Centro Tecnológico de

Acessibilidade-CTA, 2006. Disponível em: https://cta.ifrs.edu.br/tecnologia-assistiva/ferramentas-gratuitas-de-ta/. Acesso em 27, jul. 2023.

LAPLANE, A.L.F. Condições para ingresso e permanência de alunos com deficiência na escola. Cad. Cedes, Campinas, v. 34, n. 93, p. 191-205, maio-ago.2004.

Brasil. (2007), Secretaria Especial dos Direitos Humanos. Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência: Protocolo Facultativo à Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. Brasília, DF: o autor.

Brumer, A., Pavei, K., & Mocelin, D.G. (2004). Saindo da "escuridão": perspectivas da inclusão social, econômica, cultural e política dos portadores de deficiência visual em Porto Alegre. Sociologias, (11), 300-327. doi:10.1590/S1517-45222004000100013

Carvalho, K. M. (2009) Os desafios da inclusão da pessoa com deficiência no ambiente de

trabalho. In M. N. Carvalho-Freitas, & A. L. Marques (Org.), Trabalho e pessoas com deficiência: pesquisas, práticas e instrumentos de diagnóstico (pp. 43-54). Curitiba, PR: Juruá.

Diniz, D., Medeiros, M., & Barbosa, L. (2010). Deficiência e igualdade Brasília, DF: Letras Livres.

Federação Brasileira de Bancos- Febraban. (2006). População com deficiência no Brasil: fatos e percepções. São Paulo, SP: 2021.

Fonseca, R. T. M. (2006) O trabalho da pessoa com deficiência e a lapidação dos direitos humanos: o direito do trabalho, uma ação afirmativa. São Paulo, SP: LTr.

Arquivos adicionais

Publicado

20.02.2024

Como Citar

VIEIRA, M.A.O. Desafios e Adaptações: Vivendo com Visão Monocular. RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar O Saber, Brasil, v. 1, n. 1, 2024. DOI: 10.51473/rcmos.v1i1.2024.591. Disponível em: https://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/591.. Acesso em: 21 nov. 2024.