DESCRIÇÃO PETROGRÁFICA DAS ROCHAS MÁFICAS E ULTRAMÁFICAS DA UNIDADE OURO FINO, DO GRUPO NOVA LIMA, EM CAETÉ E SANTA BÁRBARA, MG
DOI:
https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i7.2021.119Palavras-chave:
Quadrilátero Ferrífero, Unidade Ouro Fino, Rochas ÍgneaResumo
O estudo petrográfico das rochas da Unidade Ouro Fino Grupo Nova lima, Greestone Belt Rio das Velhas, no interior do quadrilátero ferrífero, contempla amostras pouco afetados por processos de alteração. Várias rochas preservam feições primarias como lavas em almofada, amígdalas e varíolas. A análise petrográfica classifica as rochas como basaltos toleíticos e toleítos magnesianos. Os metabasaltos da Unidade Ouro Fino são de ambiente de fundo oceânico, evidenciado por feições estruturais (pilow lavas) e associações litológicas (formações ferríferas bandadas e Metachert). Vários minerais foram identificados em lâmina petrográfica permitindo assim a caracterização de sua paragênese mineral e uma classificação mais precisa. As características geoquímicas consultadas na bibliografia indicam que parte dos metabasaltos se formou por pluma mantélica (P- MORB). Estas características inferem um ambiente de platô submarino.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Isso significa que você tem a liberdade de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, inclusive comercial.
O uso deste material está condicionado à atribuição apropriada ao(s) autor(es) original(is), fornecendo um link para a licença, e indicando se foram feitas alterações. A licença não exige permissão do autor ou da editora, desde que seguidas estas condições.
A logomarca da licença Creative Commons é exibida de maneira permanente no rodapé da revista.
Os direitos autorais do manuscrito podem ser retidos pelos autores sem restrições e solicitados a qualquer momento, mesmo após a publicação na revista.