Estudo de suscetibilidade a movimentos gravitacionais de massa e inundações na região urbana de Patos de Minas, Minas Gerais
DOI:
https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i6.2021.113Palavras-chave:
Geotecnia, Suscetibilidade, Deslizamento, Inundação, SIGResumo
Todos os anos o Brasil registra milhares de acidentes considerados como desastres naturais, onde o Estado de Minas Gerais contribui anualmente, principalmente com acidentes vinculados as intensas chuvas. Assim o presente estudo possui como objetivo a indicação de áreas que possuem a propensão ao desenvolvimento de processos físicos naturais ligados a movimentação de massa e inundação no perímetro urbano da cidade de Patos de Minas. A partir de mapas de uso e ocupação do solo, classes dos solos, hipsometria, precipitações médias anuais, declividade, malha viária e NDVI (Normalized Difference Vegetation Index), aplicou-se a álgebra de mapas e processo de hierarquização analítica. Como resultado obteve-se a classificação de suscetibilidade da área. Concluiu-se que o perímetro urbano possui suscetibilidade média a alta para movimentos de massa e inundação, ressalta-se que medidas preventivas devem ser efetivadas para evitar maiores acidentes.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Isso significa que você tem a liberdade de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, inclusive comercial.
O uso deste material está condicionado à atribuição apropriada ao(s) autor(es) original(is), fornecendo um link para a licença, e indicando se foram feitas alterações. A licença não exige permissão do autor ou da editora, desde que seguidas estas condições.
A logomarca da licença Creative Commons é exibida de maneira permanente no rodapé da revista.
Os direitos autorais do manuscrito podem ser retidos pelos autores sem restrições e solicitados a qualquer momento, mesmo após a publicação na revista.