TEOLOGIA LIBERAL EM QUESTÃO
ANÁLISE DA PRODUÇÃO ACADÊMICA NA WEB OF SCIENCE NO PERÍODO DE 1945 – 2020
DOI:
https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i7.2021.120Palavras-chave:
Teologia Liberal, Liberalismo Teológico, Teologia, Web of Science, BibliometriaResumo
Com início no final do século XVIII, o liberalismo teológico tem ganhado espaço nos debates acadêmicos exercendo forte influência nas práticas eclesiásticas. Além disso, tem proporcionado variados desdobramentos e distintas vertentes no campo da teologia, sobretudo ao promover a inserção de outras fontes de estudo para além das Sagradas Escrituras. O presente estudo objetiva analisar a produção acadêmica referente à temática da Teologia Liberal a partir de documentos indexados na base de dados da Web of Science (WoS) notadamente no período circunscrito entre os anos 1945 e 2020. Com objetivos descritivos-exploratórios, empregou-se a análise bibliométrica como ferramenta de análise da produção acadêmico-científica. A análise efetuada num conjunto de 66 documentos mostra um crescimento no número de publicações com maior ênfase a partir do ano 2000. Houve predominância de publicações em formato de livros seguido de artigos em periódicos/revistas especializados, além elevada proeminência da categoria “Religion” com 54 registros do volume total. Os Estados Unidos são responsáveis por mais da metade das publicações pesquisadas, sendo a língua inglesa o idioma de 86,36% das publicações. Das 24 organizações registradas, 20 são americanas, um percentual de mais de 83%. Quanto ao vínculo institucional, 80% das instituições são americanas, restando uma localizada nos Países Baixos (Holanda) e uma na Inglaterra.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Isso significa que você tem a liberdade de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, inclusive comercial.
O uso deste material está condicionado à atribuição apropriada ao(s) autor(es) original(is), fornecendo um link para a licença, e indicando se foram feitas alterações. A licença não exige permissão do autor ou da editora, desde que seguidas estas condições.
A logomarca da licença Creative Commons é exibida de maneira permanente no rodapé da revista.
Os direitos autorais do manuscrito podem ser retidos pelos autores sem restrições e solicitados a qualquer momento, mesmo após a publicação na revista.