AVALIAÇÃO DO ÍNDICE DE HIPERTENSÃO NA POPULAÇÃO DO POVOADO DE AREIA BRANCA DO MUNICÍPIO DE SANTANA DO IPANEMA-AL
DOI:
https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i9.2021.139Palavras-chave:
Hipertensão, Fatores, ConsequênciasResumo
A hipertensão é uma doença crônica e não infecciosa popularmente chamada de “pressão alta” e, age de maneira silenciosa. Muitas pessoas tornam-se hipertensas antes dos 60 anos, provocando diversos problemas à saúde, como Acidente Vascular Cerebral (AVC), infartos e doenças cardiorrespiratórias. Nesta perspectiva o presente trabalho teve como objetivo realizar um levantamento dos hábitos de vida em indivíduos hipertensos e não hipertensos com idade entre 40 e 70 anos e identificar através de todas as respostas obtidas o que está levando as pessoas a serem hipertensas tão cedo. A pesquisa foi realizada no povoado Areia Branca e sítios vizinhos do município de Santana do Ipanema. O instrumento de coleta de dados foi um questionário construído com base nos fatores de risco para a hipertensão, buscando informações em relação aos hábitos de vida desses indivíduos, bem como seu grau de conhecimento quanto à importância de tais fatores para o controle da doença. A amostra foi construída por 100 indivíduos de ambos os sexos, sendo 50 hipertensos e, 50 não hipertensos. Os critérios de análises dos dados colhidos foram inclusos em planilha no Excel, para uma melhor compreensão. Os resultados obtidos constataram que há fatores que pode ocasionar a doença, mas dentre os que foram colocados na planilha podemos destacar alguns mais relevantes entre eles o alto consumo de sal, o excesso de cafeína, e a ingestão de bebidas alcoólicas com frequência, além disso a falta de exercícios físicos também é um fator contribuinte.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Isso significa que você tem a liberdade de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, inclusive comercial.
O uso deste material está condicionado à atribuição apropriada ao(s) autor(es) original(is), fornecendo um link para a licença, e indicando se foram feitas alterações. A licença não exige permissão do autor ou da editora, desde que seguidas estas condições.
A logomarca da licença Creative Commons é exibida de maneira permanente no rodapé da revista.
Os direitos autorais do manuscrito podem ser retidos pelos autores sem restrições e solicitados a qualquer momento, mesmo após a publicação na revista.