ESTUDO DA CONTAMINAÇÃO POR PARASITAS EM ALFACES (LACTUCA SATIVA) DA FEIRA LIVRE E DOS PRINCIPAIS ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS DE SANTANA DO IPANEMA – AL

Autores

  • Jadson da Silva Vieira Autor/in
  • Karine Cibele dos Santos Lima Autor/in
  • Delma Holanda de Almeida Autor/in

DOI:

https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i11.2021.180

Palavras-chave:

Enteroparasitas, Hortaliças, Infecção

Resumo

Por apresentar um considerável percentual de vitaminas, sais minerais e fibras alimentares, a ingestão de hortaliças como a alface, principalmente in natura em saladas é muito comum, uma vez que a alimentação saudável é cada vez mais incentivada e praticada, contudo, essa ingestão sem cocção torna as hortaliças um importante veículo de infecção por diversos enteroparasitos. Este trabalho teve o objetivo de analisar a ocorrência de estruturas parasitárias em alfaces da feira livre e dos principais estabelecimentos comerciais de Santana do Ipanema Alagoas, para isso, foram coletadas 23 amostras e posteriormente encaminhadas ao laboratório de Parasitologia da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), para a realização do método qualitativo de sedimentação espontânea (HOFFMAN, PONS, JANER, 1934). Em 35% das amostras analisadas, foi constatada a contaminação por agentes parasitários tais como: Strongyloides stercoralis, Giardia lamblia e Ancylostoma duodenale. Esses resultados mostram que a educação aliada à saúde é uma das principais ferramentas para a redução dos riscos de contaminações, podendo ser trabalhada com a população, horticultores e na educação básica.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

22.01.2024

Como Citar

VIEIRA, Jadson da Silva; LIMA, Karine Cibele dos Santos; ALMEIDA, Delma Holanda de. ESTUDO DA CONTAMINAÇÃO POR PARASITAS EM ALFACES (LACTUCA SATIVA) DA FEIRA LIVRE E DOS PRINCIPAIS ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS DE SANTANA DO IPANEMA – AL. RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar O Saber, Brasil, v. 1, n. 11, p. 174–190, 2024. DOI: 10.51473/rcmos.v1i11.2021.180. Disponível em: https://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/180.. Acesso em: 21 dez. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1-10 de 12

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.