GESTÃO DE PESSOAS NAS INSTITUIÇÕES DE SEGURANÇA PÚBLICA
UMA ANÁLISE ACERCA DOS ASPECTOS ESTRUTURAIS
DOI:
https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i10.2021.162Palavras-chave:
Gestão de pessoas, Estrutura organizacional, Modelo de gestão, ano de cargos e carreirasResumo
A Gestão de pessoas é importante para as instituições, pois buscam o constante desenvolvimento dos colaboradores. Nesta perspectiva, o objetivo foi analisar a utilização da Gestão de pessoas no âmbito das instituições de segurança pública, esclarecendo alguns pontos relevantes sobre a gestão dessas instituições. Para isso, foi realizada uma pesquisa documental das principais legislações específicas sobre o assunto, um estudo dos princípios, métodos e fontes de conhecimento da área de Gestão de pessoas, possibilitando compreender como essas instituições as aplicam em seus ambientes de trabalho. Ademais, foram abordados os pontos mais relevantes da estrutura organizacional das instituições, desde a seleção até a qualificação, seguindo pelo modelo de gestão, plano de cargos e carreiras e o aproveitamento das competências individuais dos colaboradores. Assim, foi possível perceber que as instituições estão no caminho certo. No entanto, há possibilidade de melhorar a forma de gestão, tanto na parte estrutural quanto no modo de aproveitamento das competências. Tornado a organização mais voltada para o aproveitamento das competências pela modernização do seu modelo de progressão, predominantemente meritocrático, e com a redução do quadro hierárquico, que proporcionará maior eficiência à instituição.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Isso significa que você tem a liberdade de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, inclusive comercial.
O uso deste material está condicionado à atribuição apropriada ao(s) autor(es) original(is), fornecendo um link para a licença, e indicando se foram feitas alterações. A licença não exige permissão do autor ou da editora, desde que seguidas estas condições.
A logomarca da licença Creative Commons é exibida de maneira permanente no rodapé da revista.
Os direitos autorais do manuscrito podem ser retidos pelos autores sem restrições e solicitados a qualquer momento, mesmo após a publicação na revista.